Linho puro vs misto: diferenças no caimento, resistência e duração do tecido
O linho é aquele tecido que dá aquela cara elegante e natural ao mesmo tempo, sabe? São peças que priorizam o conforto e dão um toque suave ao estilo, com muita paz. O mais marcante nisso tudo, além do charme amarrotado do linho puro, é sua história: foi usado para velas de embarcações, mumificação e até para cobrir Jesus. Falamos melhor sobre a história e processo de produção do tecido em outro post do site: clique aqui para ler.
O que acontece é que, por ser tão nobre e passar por um processo mais trabalhoso, acaba tendo um custo de produção maior. E, por isso, ultimamente tem sido feito com outros tipos de fios: algodão, poliéster e viscose são alguns deles. Isso, deixa um pouco mais acessível mas faz com que o tecido perca muitas características, dure menos, fique mais quente… E é sobre isso que vamos falar aqui nesse post: as principais qualidades do linho puro em relação ao linho misto ? Aproveite!
O PREÇO
Assim como já dito na introdução, vamos começar falando sobre ele: o preço e o valor dados ao linho puro! As peças 100% linho são “mais caras” que as mistas, geralmente. Mas, isso não quer dizer que não valem a pena. O tecido feito a partir do linho tem um processo bastante demorado, tudo para tornar o caule de uma planta em fios maravilhosos e com muita qualidade. Na foto abaixo está ainda na metade do trabalho, existem alguns passos para tudo ficar pronto. No post do linho, que falamos no começo do texto explica melhor (aqui).
Outro ponto é que a durabilidade do linho é muito maior, cerca de 27 vezes mais do que o algodão, e também, mais do que outros componentes. E isso não vale somente para o tempo que irá durar, mas ainda para sua resistência ao calor, lavagem, tintura… É uma peça muito “forte” e irá ficar com você por muito tempo. Além de outras mil qualidades que vamos falar aqui nesse texto!
É MAIS FRESCO
Como já dito, é um tecido totalmente natural e feito a partir de somente uma planta! Isso faz com que seja um tecido mais fresco e que deixe com que o corpo respire. Seus fios absorvem muito bem a umidade e possuem rápida secagem, promovendo uma boa ventilação.
Isso é ótimo para conseguir usar roupas que cobrem mais a pele e ainda sim não ficar com aquela sensação de sufocamento, sabe? Vestidos longos, calça, macacões e blazers, como na foto, podem dar um ar mais elegante mas não fazer você passar muito calor. E sim, quando misturados a outros fios, tanto naturais como o algodão ou sintéticos com poliéster e elastano, essa qualidade muda e pode se tornar uma peça menos termo reguladora – é assim que os especialistas a chamam.
É MELHOR PARA A PELE
O mesmo vale para pessoas com sensibilidade ao suor, calor ou temperaturas altas. O linho, por permitir que a pele continue respirando mesmo coberta, não abafa qualquer tipo de bactéria ou fungos, evitando que seja agravado algum problema de pele.
Também, tem uma textura confortável, assim, não causa atritos na pele, irritação. E mais dificilmente vai proporcionar alguma alergia ao tecido, o que é bastante comum em fibras sintéticas.
O CHARME DO AMASSADO
Uma das coisas mais comentadas do linho é o fato de ele “amassar muito” e “ficar amarrotado”. Mas, justamente, por ser um tecido natural e com fibras mais “fortes”, esse efeito amassado é uma característica do tecido, que merece ser valorizada e traz toda a elegância que ele merece. E mesmo que seja passado, não adianta, com o uso do dia a dia, senta, levanta… Ele irá criar essas marcas – podemos chamar de marcas de expressão, não é? ?
Caso ele tenha fibras artificiais não irá amassar ? Esse pode ser um ponto bom para algumas pessoas, mas, se estiver buscando o estilo real de usar um linho, isso vai acontecer se ele for 100%, ok?
CAIMENTO MAIS ESTRUTURADO
Uma coisa que é bastante definidora do caimento em roupas é o tecido: seda deixará mais suave, veludo dará mais volume e linho trará o que chamados de caimento estruturado. Isto é, a roupa terá aquela cara mais natural e robusta, sabe? E esse é o charme de quando o tecido é de linho puro. Na foto abaixo dá para perceber bem isso, as “ondas” criam esse volume na peça.
Quando misturadas a outras composições, como viscose, por exemplo, o caimento será mais fluido e menos volumoso. E claro, isso também depende da gramatura dos fios: quanto mais grosso mais estrutura, mais fino terá mais maleabilidade.
É BIODEGRADÁVEL
Tudo bem que o linho não é de ser jogado fora, né? Mas, se fizermos as contas, um dia ele acabará voltando à natureza. E o bacana é que é totalmente biodegradável e será incorporado ao sistema mais facilmente. O mesmo não acontece com as fibras artificiais em linhos mistos. O poliéster, por exemplo, leva pelo menos 400 anos.
Outro ponto, antes mesmo de o linho virar peças de roupa, é no momento do plantio. Comparado ao algodão por exemplo, o linho é 7 vezes mais sustentável, pois não necessita de tantos cuidados, não agride tanto o solo e aproveita-se todas as partes da planta. O caule e raiz viram o tecido, a semente é linhaça e as folhas, flores e cascas viram um óleo ou tintura.
MAIS RESISTENTE E DURÁVEL
Uma característica muito interessante é que o tecido de linho puro ganha mais resistência, força e beleza com o tempo, sabia? A cada lavagem, ao entrar em contato com a água, os fios se hidratam, absorvem a umidade e ficam “mais saudáveis e fortes”. Isso acontece por serem naturais, como a gente ?!
Não é por acaso que é muitas vezes usados em guardanapos de pano, pois podem ser lavados muitas vezes e ainda absorvem bem a umidade ao serem utilizados. Roupas de cama, cortinas e capas de almofada, que são rotineiramente usadas, também são feitas muitas vezes de linho e duram muitos anos. Quando mistos, essa característica se perde um pouco. Fios mais elásticos costumam perder suas características e os artificiais desbotam mais facilmente – o linho também tem alta absorção de tinturas!
BÔNUS: CAMBRAIA
Para finalizar, uma informação muito importante: o linho é visto muitas vezes como um tecido mais grosso e duro, mas nem sempre precisa ser assim, ok? Existe o tecido “cambraia”, que pode ser 100% linho mas com uma gramatura um pouco mais baixa. Isso deixará mais fino, talvez um pouco transparente e ainda mais fresco.
Camisas, vestidos mas leves e soltos, chemises longos como o da foto e roupas mais fininhas, que pedem um caimento mais suave podem ser feitas com esse tecido também. Assim, o linho puro pode também fazer parte de composições com caimentos menos estruturados.
***
E você, já levantou no meio desse texto para ir no seu armário ver quais peças são de linho puro? Comenta aqui embaixo se encontrou alguma 🙂