Óculos de sol: como escolher a armação ideal para o seu rosto
Existem alguns motivos super importantes para que a gente use óculos de sol, e o primeiro deles é por conta da proteção dos nossos olhos. Quando desprotegidos ficam bastante expostos e podem causar alguns problemas a longo prazo, é na mesma lógica do filtro solar. Mas, não é só isso, né? Os óculos de sol compõem o look e deixam qualquer proposta com muita personalidade, principalmente por ficarem em uma região muito aparente do corpo. É quase como um cartão de visita, por isso, é um item que merece muito a nossa atenção.
E você também já deve ter ouvido falar sobre “tipos de óculos para cada tipo de rosto”, certo? Existem algumas “regrinhas” que levam em consideração o formato do rosto e as armações, com objetivo de harmonizar melhor as linhas. E por mais que a gente tente fugir ao máximo de algumas regras da moda, essas até fazem um pouco de sentido. Por exemplo, um rosto mais quadrado vai bem com um óculos redondo, por questão de equilíbrio. Ou quando o rosto é pequeno, vale apostar em modelos menores, para não esconder tanto você.
Mas, não custa lembrar: são indicações e a regra principal que continua valendo é você colocar o óculos, sentir-se confortável e gostar dele em você. Tem o rosto redondo e gostou de um óculos também redondo? Simplesmente se joga e arrasa! Só que para isso é importante saber quais são, o que cada um deles representa, qual mensagem passa e também algumas inspirações. E esse texto é para ajudar você com isso. Aproveite!
ÓCULOS GRANDES E REDONDOS
Também chamados de ”statement”‘ redondos, geralmente são indicados para rostos quadrados e grandes, pois harmonizam bem as linhas mais retas do rosto com as sinuosas da armação. Esses modelos passam uma mensagem mais fashionista, moderna e sofisticada, tudo ao mesmo tempo que trazem as curvas, que representam calma, leveza e suavidade.
Estes óculos de sol podem ter armação fina, que chama menos atenção e traz um ar mais delicado. Ou mais larga, com uma proposta mais impactante. Aplicações de strass e cores que diferem do tom de pele também mudam essa percepção. Então, a dica é escolher qual armação vai ser e realmente investir nessa pegada maxi/over que ambas tem: use também outros acessórios grandes, roupas maiores, brincão, cabelo mais volumoso – ou seja, equilibre com seus traços e harmonize com as outras peças.
ÓCULOS GRANDES E QUADRADOS
Na mesma pegada, mas um pouco diferente, tem os grandes e quadrados. Estes, harmonizam bem com traços mais arredondados de rosto e quase sempre passam uma mensagem também fashionista, determinada e forte – esse não vai passar uma sensação fofa, ok? O impacto vai ser de alguém com mais mistério, seriedade e impacto.
Os modelos geralmente também têm armações largas (existem também as finas, mas nem tanto) e brincam muito bem entre cores escuras, estampa tartaruga e alguns detalhes na armação. Estes também podem compor com maxi acessórios, mas, por serem de bastante impacto já dão conta da proposta e funcionam super bem com estilos mais minimalistas.
MODELO GATINHO
E uma das variações desses modelos é o clássico óculos de sol gatinho, que voltou muito bem nas últimas tendências de flashback. O modelo começou a ser usado lá nos anos 50, ficou muito popular na década de 90 e hoje é usado também em vários tamanhos e modelos – e de outras formas. De uma forma geral, os óculos gatinhos são maravilhosos e dão aquele up: as pontas que apontam para cima levantam a expressão.
Os maiores quase parecem as opções quadradas ou redondas, mas com um gatinho e a mensagem que se passa é de modernidade, elegância e uma leve descontração, ao mesmo tempo. Os menores, que são bem fininhos, buscam essa pegada mais retrô, estilosa e deixam com um ar bem jovem – ainda mais se forem coloridos.
AVIADOR
Ainda nos modelos grandes de óculos de sol, tem o clássico formato aviador, que é triangular e com bordas arredondadas. Em relação ao tipo de rosto, as indicações são sempre relacionadas ao fato de que o aviador vai compor com linhas mais triangulares e compridas, ou seja, formatos ovais, triângulo invertido ou até mesmo quadrados que funcionam afinando o queixo. Mas, é tão clássico que qualquer um já acabou usando e deu tudo certo – o que prova que nem sempre essas regras valem à risca.
E as dicas para usar esse modelo são justamente relacionadas ao quanto esse modelo possa estar um pouco “batido”. Se apostar no clássico mesmo, se joga na mesma proposta que esse acessório traz e investe em uma composição mais rocker. Ou, use muito a criatividade para compor de forma nada óbvia. Mas o melhor mesmo é buscar por modelos que tenham inspiração no aviador mas que são completamente diferentes, de outros materiais, cores e com detalhes que possam fazer mais o seu estilo.
PEQUENOS E RETANGULARES
Já que falamos de um modelo bastante vintage, vamos nos inspirar um pouco naqueles super pequenos e retangulares, que fazem essa linha bem anos 90. Não são exatamente os óculos de sol com uma super proteção, mas fazem o papel e são utilizados muito para compor o look – ainda mais quando as lentes são coloridas e quase transparentes. As regrinhas falam para os rostos e redondos usarem esse tipo de óculos, que vai harmonizar melhor. Mas, por ser uma tendência também, tem muita gente usando e ficando maravilhosa!
O estilo criado com esses óculos são quase sempre descolados, urban e street style, indo muito bem nessa ideia de trazer peças que são do passado para deixar o look mais futurista e despojado. Mas, claro que isso não é uma regra, afinal, compor essa peça que tem essa mensagem com um look mais formal, por exemplo, pode mostrar o quanto é possível fazer um look pouco óbvio e ser muito elegante.
PEQUENOS E REDONDOS
A mesma ideia dos óculos pequenos e quadrados também valem para os redondos, mas de uma forma um pouco diferente. Enquanto aqueles trazem um look bastante impactante e quase fashionista, estes passeiam mais entre o delicado e o hippie. É praticamente impossível não lembrar desse estilo, concorda?
As dicas são transitar entre a tendência dos anos 70 e o mais moderno, para não deixar um look caricato da década e trazer um tanto de modernidade. Vale, então, testar diversas combinações e deixar as propostas bastante ousadas, para fazer esse contraste e criar impacto no look, tirando ele do óbvio. Rostos menores e quadrados compõem melhor segundo algumas regras de harmonização.
OVAL
E já que estamos falando de tendências dos anos 70, que tal os modelos ovais que fizeram sucesso por lá? Antes mesmo, na década de 60 esses modelos, que são super românticos e estilosos, já apareciam para propor um meio termo entre o quadrado e o arredondado. O modelo que usamos hoje é quase sempre parecido com o clássico: armações de acetato, mais largas e formato que encaixa perfeitamente no rosto.
Combina praticamente com todos os tipos de rosto, justamente por estar entre as linhas mais duras ou sinuosas. Em relação ao tamanho, vale apostar nos que ficam mais confortáveis: nem grandes demais, nem de menos. E também, por esteticamente nos levarem ao passado, incluir alguns toques modernos e da sua personalidade é o segredo para compor com muito estilo.
ALERTA TENDÊNCIA: RETANGULARES (E ALGUNS VERDES)
E por último, vamos falar um pouco sobre uma das apostas de óculos de sol para o verão 2021: os retangulares, super chamativos, largos e em cores mais extravagantes. É sempre perigoso falar dessas tendências, já que nem sempre sabemos se ela realmente vai ficar ou logo vai embora e a gente fica com algo que compramos encalhado por aqui. Mas, como a maioria das inspirações ultimamente está sendo focada em uma volta ao passado, com propostas bem marcantes, é provável que não vá embora não.
Estamos falando desses óculos retangulares super fashionistas que lembram os quadrados, os ovais e esses modelos mais over, geralmente em verde fluorescente e com esse detalhe misterioso para as lentes transparentes (ou olhadinha por cima). Tem duas coisas para ligarmos o alerta aqui: é uma proposta super fashion e compor com um look também nessa pegada dá muito certo. E mais, um óculos assim sempre chamará atenção e vai impactar de primeira: não funciona para quem quer discrição. Mas, mesmo assim, são lindos, concorda?
***
Agora responde pra gente, qual sua armação de óculos de sol preferida? Deixa nos comentários!