Tecidos com brilho: dicas para usar cada um deles e compor melhor o look
Você já ouviu falar que “brilho é só para usar durante o dia”, ou ainda, “roupas brilhosas só para eventos de festa, carregam muito o look”, não é? Mas, vamos combinar que essas regras que não valem mais e fazem parte de um passado distante, combinado? Fizemos até um texto aqui no site sobre isso, com várias dicas para usar brilho no dia a dia (clique aqui). Alguns truques podem ajudar quem ainda não se sente confortável e quer experimentar a liberdade de fazer isso a qualquer hora e esse texto também é para isso, mas vamos entender como compor através dos tecidos com brilho 😉
Em tempo, antes de irmos às explicações, podemos refletir um pouco sobre as mensagens que o brilho passa: uma imagem brilhante sempre trará muito glamour e elegância para o look. Isso está relacionado à memória que temos com “as coisas que brilham”. Cristais, ouro, estrelas e luzes nos dão referência de abundância e riqueza. Globo de festa e luzes noturnas nos remetem a festas e ao futuro. De uma certa forma, os brilhos estão sempre fazendo essa viagem no tempo e apontando para uma nova era.
O fato é que desde sua chegada, lá com o veludo há centenas de anos até agora com novas tecnologias que incorporam brilhos a vários tipos de fios, o brilho foi se reinventando e não por acaso foram criados muitos tipos de tecidos brilhantes. O da foto acima, já iniciando as explicações, é brocado com pequenos brilhos que dão esse efeito metalizado ao look. Ao longo do texto terão vários outros, aproveite!
LUREX, LEVE E CONFORTÁVEL
Este é aquele tecido feito totalmente com fios metálicos, super leve e muito utilizado por combinar bem em diversas ocasiões: tanto em looks mais casuais quanto mais festa. Fica incrível em macacões, pantalonas e looks mais festa como na primeira foto, mas também funciona em blusinhas ou croppeds como na segunda e, como nas roupas Serenas da Auranuda, na terceira foto, apenas nos detalhes (saiba mais aqui)
As melhores características é que é um tecido bastante maleável e confortável, ou seja, vai se adaptar muito bem em vários caimentos. Para usar sem erro, combine a peça de lurex com outras do mesmo estilo ou numa pegada mais festa, caso a proposta seja mais formal ou combine com outros tecidos, quem sabe um jeans ou uma jardineira, para equilibrar e deixar mais casual.
FIOS BRILHOSOS, MAIS DISCRETO E ELEGANTE
Alguns tecidos como veludo (e vários outros) ganham um efeito de brilho ainda maior quando frios brilhosos são incorporados. Essa técnica tem muita inspiração nos tecidos Jacquard e Brocado, dependendo da forma de produção. O primeiro incorpora os fios para criar desenhos e o segundo faz a aplicação. Não necessariamente vão ser chamados por esses nomes, mas tem uma técnica parecida.
O efeito de brilho aqui geralmente é mais delicado e aparece com o movimento do corpo e do tecido. Por conta disso, é muito elegante e dificilmente vai “pesar” o look pedindo para usar menos acessórios ou combinar com peças não brilhosas. Então, que tal o look Moss da Auranuda da foto acima? As peças são de veludo mas levam fios de lurex, que dão esse brilho elegante. Clique aqui para saber mais.
PAETÊ, PARA CHEGAR CHEGANDO!
E tem o maravilhoso e amado paetê! Esse chega com muito brilho e super chama atenção, isso é fato, mas não precisa ter medo. É o clássico tecido bordado com lantejoulas lisas em toda sua superfície. Alguns fazem até aquele efeito de “mudar de cor” quando a gente passa a mão, sabe? O primeiro ponto ao falar desse tecido é que não é para usar só no carnaval!
As dicas para usar o paetê são: pode ser uma roupa inteira como da primeira foto, e geralmente serão propostas com mais pele à mostra para não ficar um look tão pesado. Ou ainda, uma terceira peça, na segunda foto, colocada sobre qualquer look darão destaque para o brilho e criarão uma outra proposta. As cores mais usadas são dourado, prata e preto e realmente são as que combinam melhor com tudo!
APLICAÇÃO DE BRILHO E OUTRAS DICAS!
E tem também as aplicações de brilho em qualquer peça ou tecido, uma ideia que fica incrivelmente maravilhosa. Como na foto, o tule, que é bastante clássico, brinca com essa transparência e algumas pedrinhas brilhosas. Tudo isso traz mais personalidade, glamour e tira a proposta do óbvio para a composição. A foto abaixo é da blusa Anna da Auranuda.
Aproveita, já que é bastante discreto, e ousa com o brilho nos acessórios: joias, bijus, sapato ou bolsa geralmente dão muito certo quando brilhosas, assim como a terceira peça do paetê que não vai causar exagero. Invista também em uma maquiagem brilhosa, temos algumas opções aqui, aqui e aqui. E claro, leve essas inspirações para criar seu próprio estilo e não tenha medo de ousar 😉
***
Gostou das dicas e de saber sobre os tecidos com brilho? Deixe nos comentários quais os seus preferidos 🙂