Tipos de decote: como usar cada um deles e arrasar sempre
Ao longo da história os tipos de decote foram responsáveis por marcar qual momento estávamos vivendo, afinal, a moda é um reflexo dos nossos comportamentos. Teve um tempo em que eram mais fechados, depois abriram nas costas, criaram-se cortes mais românticos, outros descolados e por aí vai. No meio desse trajeto todo também foram aparecendo algumas “regras” sobre como usar cada um deles para os “tipos de corpos”.
Só que agora a situação é outra: o que vale é se vestir do jeito que você quiser, sem regras! Existem vários tipos de decote e não estamos mais “presos” a uma época. Todos os cortes estão sendo reinventados e usados a todo momento para todos os corpos. Aposte nos que mais combinam com você, que são versáteis na sua rotina e que compõem melhor com acessórios ou criam um estilo que mais pareça com o seu. O importante é usar o que te faz bem.
Então, nesse post reunimos os tipos de decote que mais são vistos por aí e são considerados bastante versáteis. Desde a gola careca até o tomara que caia, todos podem fazer você arrasar, sem restrições!
GOLA CARECA
Este é até chamado de gola de tão comum que é. É o básico dos básicos e está presente na maioria das nossas t-shirts, mas também em blusas, vestidos e outras peças. O corte é sempre arredondado e próximo ao pescoço. É mais tradicional e isso dá possibilidade de incluir mais acessórios, texturas e ser bastante criativa.
A combinação básica de uma t-shirt com um jeans básico não tem como dar errado. Em propostas mais formais também funciona, mas nem sempre com uma t-shirt. Para dar um up ainda maior no visual, combine com colares arredondados bem justos ao pescoço ou ainda maxi colares – fica incrível!
CANOA
Esse tipo de decote ficou super conhecido pelas musas Audrey Hepburn e Meghan Markle. Tem uma proposta mais romântica que lembra os vestidos de princesa e é famoso por aumentar os ombros e deixar o pescoço mais alongado (leia mais aqui).
Por ter essa origem das princesas, cria um estilo romântico que pode ser levado em conta ou contraposto com acessórios maiores, colares longos e volumosos ou mesmo tecidos mais brilhosos como o da foto. Chama bastante atenção para os ombros fazendo com que o pescoço se alongue. A Auranuda tem o vestido Louise com esse tipo de gola: clique aqui para ver mais.
DECOTE V
Quase tão popular quanto a gola careca, o decote V é muito interessante pois sai do básico sem ir muito longe, sabe? Fato é que existe uma variedade deles: dos mais discretos até aqueles profundos. Sua principal característica é alongar o corpo, valorizar a região do colo e quando maior deixa o look sensual ao evidenciar os seios.
Então, o fato de ter esse corte em V, chama atenção para o colo, dando amplitude para o pescoço e alongando o corpo. Podem ser em blusinhas, t-shirts ou vestidos longos, existem milhares de peças com esse decote. Colares também em V ajudam a mandar simetria e deixam bem elegante.
OMBRO A OMBRO
Este tipo de decote é aquele que vai de um ombro ao outro. Lembra um tomara que caia com extensão para o braço ou uma gola canoa mais ampla. Então, assim como esses dois tem uma pegada bastante “princesa”, mas ultimamente tem usado de forma mais descolada também quando combinado a outras características.
O corte valoriza bem os ombros e quando em tecidos mais volumosos, com babados e texturas diferentes trazem um ar mais despojado e estiloso. Colares curtos e discretos deixam a área descoberta (e esse é o propósito), mas também pode incluir acessórios maiores 🙂
GOLA ROLÊ
Existem vários “tipos” de gola rolê. Desde aquelas blusas mais coladinhas até as pesadas para o frio. Em qualquer uma delas o estilo mais elegante estará presente e pode sair do básico compondo com calças, saias ou casacos.
E por ter uma diversidade tão grande, cai bem também com muitos acessórios e sobreposições! É um mundo gigante de possibilidades. A vibe trazida pela gola rolê é quase sempre de muita elegância, caso o tecido já não seja volumoso (como o da Blusa Anna da Auranuda)ou estampado com os da foto, vale investir em um mix de acessórios por cima da gola que fica incrível!
FRENTE ÚNICA
Diferente dos outros decotes que chamam atenção para o que fica descoberto, o decote frente única faz o contrário e chama o olhar para onde tem tecido. Ou seja, deixa o centro do corpo em destaque, aumenta os seios e, claro, também chama atenção para as costas que ficam totalmente descobertas.
É uma proposta bastante ousada, mas também tem um ar de elegância. O foco não fica nas extremidades do corpo, os braços ficam mais neutros e um pouco mais difícil de compor com acessórios, mas que tal um colar alongado nas costas?
TOMARA QUE CAIA
Existe quem ame e quem odeie, mas é muito conhecido e pode ser usado de uma forma maravilhosa. Assim como outros decotes que deixam o colo à mostra, vai trazer um efeito de elegância e sensualidade. Esse, chama o olhar para os ombros 😉
Também o look com tomara que caia vai alongar o corpo e pode sair do mesmo se composto com colares. Aqueles estilos mais volumosos, em camadas, caem super bem, mas os fininhos tão ficam ótimos. Geralmente a gente vê vestidos de festa, mas em várias outras ocasiões as peças também ficam bem.
***
Então, já sabe! Para todos os tipos de decote basta saber qual parte do corpo quer destacar, fazer diferentes composições com outras peças e acessórios e passar longe das regrinhas sobre o tipo de corpo. Comente aqui embaixo qual o seu decote preferido!