Arte no Prato
Numa manhã preguiçosa de junho de 2012, Ida Frosk acordou para ir ao trabalho. Chegou na cozinha e deu uma boa olhada na simples torrada que seria, mais uma vez, seu café-da-manhã. Em vez de passar um pouco de manteiga, comer e seguir com a rotina, ela resolveu enfeitar o pãozinho matinal com algumas rodelas de banana e fatias de morango. O resultado foi a criação de dois personagens, o Senhor Urso e o Senhor Raposa, e a publicação da foto no Instagram que, segundo Ida, significava a defesa pelo direito de brincar com comida mesmo sendo adulta. Bravo! Depois disso, o sucesso das torradas (a cada dia mais elaboradas) foi tanto que ela não parou de ganhar seguidores – hoje tem 283k – e até publicou um livro com as fotografias.
Além disso, ela largou o emprego (algo relacionado a matemática, nada muito a ver com o que ela realmente gosta de fazer) e mergulhou na profissão de artista de comida. Norueguesa, hoje mora em Berlim com o namorado e já foi notícia em diversos jornais e revistas lá pela Europa. Se quiser saber mais sobre ela, este é o link para o blog dela e este o Instagram.
Depois do “The Art Toast Project”, finalizado em 2013, em que a Ida criou diversas torradas com inspirações de vários artistas pelo mundo, ela também se aventurou a preparar pratos ainda mais elaborados, com cenas coloridas e até autorretratos!
Algo que me chamou atenção foi o jeito como ela retrata suas obras. Por exemplo: “Gato apreciando a fogueira. Feijões pretos, iogurte, salsichas veganas, abóbora, pimentão, espinafre.”
“Corujas assistindo fogos de artifício coloridos. Panquecas, iogurte, mirtilos desidratados, frutas.”
Algo soa bem similar quando lembramos das visitas aos museus, né? Adorei essa mulher, gente! Fiquem com mais fotos enquanto eu corro pra cozinha inventar alguma coisa com as minhas torradas ;D