Uma das frutas que mais amo para fazer bolos e tortas é ameixa fresca. Ela tem um equilíbrio perfeito entre o azedinho e o doce, um aroma levemente floral e uma cor linda. Mas de vez em quando eu acho essas ameixas amarelo-douradas. Além de lindas elas são mais doces, mais florais e menos azedas. Combinam muito com o verão. Eu sei que hoje em dia não se acha semente de papoula aqui no Brasil – ela é totalmente opcional e funciona aqui apenas para dar textura. Mas como muitos leitores viajam, moram fora ou conhecem alguém que possa trazer, arrisquei em incluí-la na receita. Você pode substituir por amêndoa picada e tostada para dar o efeito de textura. Esse é um bolo sensacional!
Por Mariana Muniz
INGREDIENTES
5 OVOS
½ xic AÇÚCAR CRISTAL
¾ xic AÇÚCAR REFINADO
2 xic + 1 col sopa FARINHA DE AMÊNDOA
¼ XIC FARINHA SEM GLÚTEN
1 ½ col chá FERMENTO EM PÓ
1 PITADA DE SAL
1 col sopa SEMENTE DE PAPOULA (ou amêndoa picada e torrada)
5 AMEIXAS FRESCAS (NÃO PODE ESTAR MUITO MADURA- ou soltará muita água)
MODO DE PREPARO
Pré-aqueça o forno a 170˚C.
Unte com óleo ou margarina sem leite e farinha sem glúten uma fôrma de fundo removível de 21 cm de diâmetro. Forre o fundo com papel manteiga.
Numa tigela bata com a batedeira os ovos e os açúcares na velocidade média alta até ficar um creme espesso e esbranquiçado- de 5 a 7 min.
Adicione os ingredientes secos e bata só o suficiente para incorporar.
Despeje a massa na fôrma preparada e arranje as ameixas.
Leve ao forno por 40 minutos. Após esse tempo abaixe o forno para 160 graus e asse mais 30-50 minutos (vai depender da umidade da fruta). Se o bolo estiver ficando muito corado, cubra levemente com um papel alumínio.
Na hora de fazer o teste do palito é importante testar a área próxima da fruta que tende a ser a última a assar.
Retire do forno e deixe esfriar completamente antes de desenformar.