Casquinha de sorvete folhada + Croissant e Pain au Chocolat
Casquinha de sorvete folhada + Croissant e Pain au Chocolat
Preparo:24 horas
Tempo de cozimento:30 minutos
Tempo de espera:24 horas
Rendimento:15 pessoas
Custo:
Dificuldade:
Vídeo
A internet não para de nos surpreender com invenções loucas e deliciosas. A mais recente é a febre do cone de massa folhada recheado com sorvete, num estilo meio churros, meio croissant. Talvez tenham se inspirado no Trdelník, o doce mais popular de Praga (leia mais sobre ele aqui!), feito com uma massa semelhante à do Pretzel e depois recheado com Nutella, chocolate ou geleia… Ou quem sabe algum fã de sorvete na casquinha tenha ido um pouco além ao idealizar o melhor e mais incrível doce da gula ;D
Bom, a questão é que isso aqui ficou delicioso e você precisa tentar em casa! A casquinha folhada foi feita com a massa de cronut, aquele híbrido de croissant com donut, sabe? E já que a massa é a mesma do croissant e do pain au chocolat, duas delícias da confeitaria francesa, eu te ensino a preparar esses dois no vídeo, ao fim da receita!
Food Styling: Danielle Noce
Fotografia: Paulo Cuenca
INGREDIENTES
1 receita da MASSA DE CRONUT*
DOCE DE LEITE para finalizar**
350 gramas de CREME DE LEITE FRESCO (pasteurizado) ou NATA
Para fazer essa casquinha, você vai precisar de uma receita da massa de cronut. Utilize as mesmas quantidades de ingredientes, mas prepare a massa até o passo 22*.
Com a massa descansada e gelada, abra com 0,5 cm de espessura.
DICA: Se você perceber que a massa está meio elástica ou parecer que a manteiga está derretendo, volte à geladeira. O segredo dessa massa é paciência ;D
Corte tiras com dois dedos de espessura, mas atenção nessa parte: nunca, jamais, arraste a faca sobre a massa. Você precisa pressionar a faca aos poucos e com muita delicadeza, certo?
Embale as casquinhas de sorvete com papel alumínio e comece a enrolar as tiras de massa a partir da ponta, pressionando com cuidado.
Conforme a tira de massa for acabando enquanto você enrola na casquinha, junte outra e aperte bem para unir as duas.
Leve os cones ao congelador por 20 minutos e preaqueça o forno a 250˚C.
Retire os cones do congelador e pincele um ovo batido sobre ele. Asse por 30 minutos, virando cada cone na metade do tempo para que eles dourem por igual.
Assim que os cones saírem do forno, passe-os na misturinha de açúcar com canela. É hora de rechear!
Bata o creme de leite fresco com o açúcar e o extrato de baunilha até obter o ponto de chantilly.
Transfira o chantilly para um saco de confeiteiro com bico pitanga e reserve.
MONTAGEM
Passe uma camada generosa de doce de leite na parte interna da casquinha.
Recheie os cones com chantilly, decore com confeitos e finalize com uma cereja.
Aproveite!
DICA: Não se preocupe, porque você pode usar as casquinhas de wafer mesmo depois de terem ido ao forno. É só desembalar o papel alumínio, esperar esfriar e pronto!