Crumble é uma receita simples e bem curiosa. Trata-se de uma massa quebradiça a base de três ingredientes: manteiga, açúcar e farinha de trigo. Ela é colocada por cima de uma outra preparação, geralmente de frutas e açúcar, e vão ao forno juntas.
Essa receita é bem versátil e não exige habilidade de decoração. São três ingredientes na massa e poucos também no recheio. Como eu gosto de especiarias, dou um toquezinho de canela em pó e nos moscada no recheio pra dar aquele cheirinho que toma conta da casa.
A massa pode ser aromatizada com temperos secos, como especiarias em pó, porém, se o condimento for canela, a cozinha clássica passa a chamar essa massa de Streusel. Não estou usando nenhum tempero na massa porque o recheio já será condimentado.
Para conferir algumas curiosidades e benefícios do uso das especiarias dessa receita, clique aqui e aqui.
Corte a manteiga em cubos pequenos e deixe no congelador por uns minutos para ficar bem firme. Deixe o açúcar e a farinha de trigo também na geladeira.
Junte todos os ingredientes numa tigela e, com as pontas dos dedos, esmigalhe os cubinhos de manteiga com o açúcar e o trigo, fazendo uma farofa. Se tiver um processador de alimentos é só processar tudo até ficar com uma consistência arenosa. Não é preciso ficar totalmente homogêneo.
DICA: Se usar um processador, não deixe a massa passar da metade da altura do seu pote. Use a opção “pulsar”.
A massa pronta tem aparência de farofa mesmo, com alguns flocos residuais de manteiga ou bolinhas de massa com tamanhos irregulares.
Enquanto faz o recheio, mantenha a massa na geladeira para evitar que a manteiga derreta.
MODO DE PREPARO: RECHEIO
Descasque as maçãs e corte-as em cubinhos.
DICA: É importante cortar as maçãs e colocá-las imediatamente numa tigela com uma solução ácida. Eu uso 200ml de água para cada suco de um limão taiti. Enquanto for cortando as maçãs vá colocando na solução até o final do processo.
Tenha já disponíveis os potes que irão ao forno com a preparação. Escorra as maçãs e misture-as com o açúcar, a canela, a noz moscada e o gengibre em calda, drenado.
Preencha seus potes com essa mistura, deixando espaço para uma camada da massa, que deve ser distribuída por cima sem ser pressionada.
Coloque seus potes numa assadeira e leve ao congelador por 15 minutos enquanto o seu forno preaquece a 180ºC/200ºC.
Asse até que a superfície da massa fique corada. Ao retirar do forno (em média de 1h30, mas pode variar dependendo do forno, do tamanho dos potes etc) a massa vai estar maleável, mas espere ela esfriar e estará crocante.