Biomassa de banana verde parece um negócio vindo do espaço, mas na verdade é uma receita muito fácil de fazer e que não leva nada além da banana verde e da água. A biomassa é quase um alimento milagroso: ajuda no bom funcionamento do intestino e abaixa o nível do colesterol ruim e triglicerídios.
A biomassa pode ser usada em qualquer bolo, cupcake, biscoito, ou até em feijão, purê, escondidinho e no que mais a sua imaginação inventar. O consumo recomendável é de uma colher de sopa por dia por pessoa.
Ingredientes
5 BANANAS VERDES
ÁGUA suficiente para cobrir a panela de pressão
Modo de Preparo
Destaque uma banana da outra, mas sem deixar abrir a casca e nem retirar a ponta. Ou seja, toda a parte interna da banana tem que continuar completamente envolta pela casca.
Lave cada uma das bananas com uma esponja e detergente.
Ajeite as bananas dentro de uma panela de pressão e cubra as bananas com água fervente. Leve ao fogo.
Quando a panela esfriar, abra e jogue a água fora, descasque as bananas e jogue fora as cascas.
Retire as polpas das bananas e coloque dentro de um processador ou liquidificador.
Ferva de 50 a 100 ml de água e adicione aos poucos enquanto você processa as bananas, apenas para chegar na consistência desejada.
Coloque em um pote hermeticamente fechado e guarde por até uma semana na geladeira.
DICAS
Se você estiver usando banana da terra (que é a melhor nesse caso), conte dez minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue o fogo e deixe a pressão sair sozinha. Agora, se você for usar qualquer outro tipo de banana, quando a panela pegar pressão você já desliga e deixa que a pressão saia sozinha.
Cada 100 gramas de Biomassa tem 95 calorias.
Nunca utilize a água do cozimento das bananas para misturar à polpa, pois ela contém tanino, que escurece a massa.
Você pode usar a biomassa em pratos salgados como feijão, purê e em doces como bolos e até cupcakes.
Para usar em bolos, o ideal é sempre acrescentar 1/3 de biomassa em relação a quantidade de farinha de trigo descrita na receita. Ou seja, se a receita pede 300 gramas de farinha, acrescente 100 gramas de biomassa.
DURAÇÃO: 1 semana na geladeira ou até 3 meses no freezer.