‘Mousse‘ em português quer dizer ‘espuma‘ e é um prato tipicamente francês, que começou acompanhando comidas salgadas. Mas, alguém teve a brilhante ideia de ~prepare-se~ colocar chocolate! Tem outras variações também, mas o clássico mesmo, que todo mundo ama, é a mousse de chocolate.
O grande desafio ao fazer uma mousse de chocolate é acertar na consistência cremosa e aerada. Por isso, o Paulo fez e arrasou, para mostrar que é possível sim! A receita tem alguns passos, mas é muito simples e rápida, e o resultado vale muito a pena. Segue a receita e conta como ficou a sua.
Ingredientes
540g de AÇÚCAR
680ml de LEITE
360g de GEMAS de OVO (30 unidades para ovos pequenos e 20 para grandes)
3 folhas de GELATINA
1200g de CREME DE LEITE FRESCO
720g de CHOCOLATE 70%
CHOCOLATE GRANULADO para decorar
Modo de preparo
Em uma panela, junte o leite e os 180 gramas de açúcar. Leve ao fogo médio até amornar.
Em outra tigela, misture os 360 gramas de açúcar com as gemas e bata para homogeneizar.
Derrame o leite quente sobre a mistura de gemas, mexendo sem parar.
Depois, leve a mistura ao fogo até que o creme atinja 82˚C ou até que você consiga traçar, com o dedo, um "corredor" de creme nas costas da colher.
Hidrate as folhas de gelatina em água bem gelada, depois drene o excesso de água e coloque no pote com o creme ainda morno (aproximadamente 50˚C).
Bata os 1200 gramas de creme de leite fresco em ponto de chantilly. Reserve na geladeira.
Derreta o chocolate amargo e adicione-o ao creme.
Acrescente o chantilly em duas partes: adicione metade do chantilly e misture bem; em seguida, acrescente o restante, incorporando delicadamente.