Panettone é uma das receitas mais deliciosas de serem feitas. Com certeza dá um certo trabalho e é necessário alguns equipamentos como uma boa batedeira por exemplo, mas o resultado final é gratificante. Para fazer essa receita eu praticamente misturei um pouco da receita do Brown Eyed Baker, com a receita do Artisan Bread In Five e algumas ideias da minha cabeça. Essa eu diria que é uma receita mais fácil de panettone, mas mesmo com esse processo mais rápido do que o da receita original ainda assim o sabor final é incrível e encanta.
Com certeza vai ser o meu presente de Natal para muito amigos e familiares.
Na batedeira junte a água, o mel e o fermento e misture.
Coloque as raspas da laranja e do limão, depois os ovos, o sal, o extrato de baunilha e o whisky. Misture tudo levemente com o fouet.
Adicione 1/3 da farinha e ligue a batedeira (com o uso do gancho para massas pesadas) na velocidade média para baixa. Conforme a mistura dos líquidos por puxando a farinha, vá acrescentando o restante.
Quando a massa se formar, aumente a velocidade para máxima e bata por 5 minutos.
Acrescente a manteiga aos poucos e deixe ela ser incorporada por completo pela massa. Então bata em velocidade máxima por mais 5 minutos.
Com a ajuda das mãos ou de um raspador meia lua, acrescente as frutas cristalizadas e misture bem.
Cubra a massa com plástico filme e deixe crescer na geladeira por 24 horas.
Retire a massa da geladeira, enfarinhe uma mesa limpa e divida a massa em 4 pedaços iguais. Eu usei formas de panettone com 15 cm de diâmetro por 10 cm de altura.
Unte as formas com manteiga derretida.
Forme bolas com os pedaços da massa, mas sem apertar muito a bola.
Coloque a parte que fecha a bola para baixo na forma (a parte lisa fica para cima).
Cubra com um pano limpo e deixe crescer por 5 horas, ou até que chegue no topo da forma.
Pincele um ovo batido com uma pitada de sal por cima de todo o panettone.
Com uma faca bem afiada ou um estilete, faça um corte em X na parte de cima do panettone.
Acrescente algumas amêndoas em lascas (opcional) e um pouco de açúcar cristal.
Coloque um pedacinho de manteiga no centro de cada panettone e leve para assar em forno pré-aquecido a 200oC por aproximadamente 1 hora e meia ou até que esteja bem dourado (um dourado bem escuro) e que você bata na parte de baixo e ouça um som de oco.
Então 2 palitos de churrasco na base de cada panettone e deixe que ele esfrie virado de cabeça para baixo dentro de uma tigela ou panela alta. O panettone não pode encostar no fundo da panela, os palitos servem para fazer com que ele fique suspenso, como demonstrado no vídeo. Isso vai fazer com que a massa do seu panettone fique mais fofinha e que ele mantenha o formato de topo alto como saiu do forno.