Essa é uma massa de torta mais arenosa que a Patê Brisée. Ela é aquele tipo de massa que desmancha na boca quando mordida ?
DICA: A farinha de amêndoas pode ser substituída por farinha de avelãs, nozes ou castanhas-do-Brasil.
Food Styling e Fotografia: Franciele C. Oliveira (@flamboesa)
INGREDIENTES
90 gramas de AÇÚCAR DE CONFEITEIRO
150 gramas de MANTEIGA
1 pitada de SAL
30 gramas de FARINHA DE AMÊNDOAS
1 OVO
250 gramas de FARINHA DE TRIGO
MODO DE PREPARO
Misture a manteiga com o açúcar, o sal e a farinha de amêndoas.
DICA: Se você não encontrar farinha de amêndoas, pode processar as amêndoas no processador até formar uma farinha. Porém, isso serve apenas para a massa dessa torta. Não faça isso se você for fazer marzipan ou macaron.
Acrescente o ovo e a farinha de trigo peneirada
Jogue na mesa e comece a formar a massa. Quando a massa se unir, estará pronta. Ela deve ficar homogênea.
DICA: Se a massa ainda não tiver se juntado, você pode apenas passar a sua mão na água e tentar juntar o que sobrou da massa. Isso serve para que a massa vá aos poucos se formando sem que fique mole e sem excesso de água. A adição da água será necessária caso a sua farinha estiver mais seca ou mais úmida. O tamanho do ovo que você coloca também pode influenciar na quantidade final da água.
Faça uma bola com a massa, embrulhe em plástico filme e achate a bola para que fique mais fácil na hora de abrir a massa.
Deixe descansar na geladeira por no mínimo 1 hora ou até 48 horas.
Quando for usar, abra em superfície ligeiramente enfarinhada.
Essa massa você pode assar com um recheio que precisa ir ao forno, ou assá-la sozinha por aproximadamente 20 minutos, até que ela fique dourada.
DICA: Para mim, como essa massa é doce na medida certa e ainda tem as amêndoas, sempre que sobra, eu acabo abrindo e cortando uns biscoitinhos para assar e comer mais tarde.
DURAÇÃO: 3 meses do congelador ou 3 dias (sem assar) na geladeira.