Pudim de leite condensado sempre foi a minha grande paixão de família. Nunca podia faltar em nenhuma comemoração nem na casa dos meus pais e nem das minhas irmãs mais velhas. Quem tem família que sabe cozinhar, deve perceber que cada uma das suas tias, primas, mães e irmãs tem uma receita diferente para cada tipo de doce. Com o pudim de leite não é diferente. E todas elas brigam pelo melhor pudim, mesmo lá no fundo sabendo que o melhor de todos é da minha irmã Ana e por isso ela é sempre a escolhida para levar o pudim do Natal, a maior de todas as festas de família.
Levar o pudim do Natal (ou qualquer receita que te elegem para fazer) é como um selo de qualidade, um título de que a sua é a melhor receita da família nesse quesito! Dito isso, é claro que é a receita da minha irmã Ana Noce que eu vou ensinar para vocês hoje e espero que gostem!
Ingredientes
1/4 de xícara de ÁGUA
1 xícara de AÇÚCAR
1 lata de LEITE CONDENSADO
1 lata de LEITE
2 OVOS grandes
1 colher de chá de PASTA DE BAUNILHA ou 2 colheres de sopa de EXTRATO DE BAUNILHA ou 1/2 FAVA DE BAUNILHA
MODO DE PREPARO
Coloque a água e o açúcar para ferver e deixe lá até que fique com uma cor âmbar.
Jogue o caramelo nas forminhas ou na forma e caramelize a forma por completo.
Bata todos os outros ingredientes no liquidificador.
Com a ajuda de uma peneira, coe o líquido dentro das forminhas. Isso é uma DICA para evitar a formação de bolhas de ar dentro do pudim. Se você gostar dessas bolhas não precisa fazer esse passo.
Coloque as forminhas dentro de uma forma maior e preencha com água morna até a metade (Banho-maria). Cubra a forma com papel alumínio, com a parte brilhante virada para dentro.
Leve para assar a 170oC por 20 minutos (se as formas forem pequenas) ou por 30 (se a forma for grande). Retire o papel alumínio e termine de assar. Esse tempo vai depender da quantidade de pudim na sua forma e do tamanho dela também. As minhas pequenas levaram um total de 1 hora e 15 minutos para assar.
DICA: O importante é que ao colocar uma faquinha no pudim, ela saia lisa. Ou se preferir, é só balançar o pudim e ver se está firme, mas se movendo como uma gelatina consistente.
Retire do forno e leve para gelar.
Esquente as forminhas na boca do fogão para desenformar.
DICA: Se você usar forminhas pequenas como as minhas, acho mais gostoso desenformar e voltar um pouco para a geladeira antes de servir, assim eles ficam mais geladinhos.
DICA: Quanto mais baixa for a temperatura do seu forno (ou também se você fizer o banho-maria) melhor é para que você atinja uma consistência mais leve e cremosa do seu pudim.