O Paulo estava com um desejo enorme de comer açaí por esses dias. Mas não queia comer o açaí na tigela, queria algo diferente. Então, ele veio com essa ideia de rocambole com mousse de açaí. Eu fiz para atender o desejo e não é que deu certo! Amei essa receita, muito leve, refrescante e gostosa de verdade!
Incorpore o chantilly aos poucos para que ele não perca o ar.
Leve para gelar e firmar por 1 hora.
MODO DE PREPARO: MASSA DO ROCAMBOLE - GENOISE
Unte uma forma, grude um papel manteiga na parte de baixo da forma, unte novamente o papel manteiga e enfarinhe a forma de 50x25cm. A forma é grande para que a genoise fique bem fina (com a espessura de 1 dedo) e o ideal é que a forma seja baixa para que ela não esquente muito com a falta de massa.
Bata os ovos com o açúcar até que eles fiquem esbranquiçados.
Leve a mistura para banho-maria e continue batendo com a ajuda de um fouet até que os ovos cheguem a 54°C.
Retire do banho-maria e volte para a batedeira. Bata até que a tigela da batedeira esteja completamente fria. Você vai perceber que ele vai dobrar de volume e ficar na textura de um creme leve e aerado.
Peneire a farinha junto com a maisena e quando a tigela da batedeira estiver fria jogue a mistura de farinha por cima e com a ajuda de uma espátula incorpore a farinha com movimentos regulares, de baixo para cima e do centro para as bordas.
DICA: Cuidado para não deixar de incorporar a farinha que fica no fundo da tigela.
Asse em forno aquecido a 220°C, de 10 a 15 minutos, ou até que a sua genoise fique levemente dourada , não pode escurecer muito para não quebrar na hora de dobrar o rocambole.
Pegue um pano de prato limpo, molhe e torça.
Tire do forno e desenforme a massa por cima do pano molhado. Enrole o rocambole com a ajuda do pano e deixe descansar por 10 minutos.
Desenrole, coloque uma camada fina da mousse enrole novamente.
Coloque na geladeira para gelar.
Sirva bem gelado com um pouco de açúcar de confeiteiro polvilhado por cima.