Pão caseiro: ideias de decoração além do pão trançado
Fazer pão em casa, para mim, é sinônimo de tranquilidade e amor. Afinal, o processo exige que você realmente coloque a mão na massa, ajuda a passar o tempo e traz uma sensação de dever cumprido. Existem as formas mais clássicas de apenas enrolar os pães e levar para assar, mas também diversos outros formatos, como o pão trançado. Que tal testar alguns jeitos diferentes de apresentar seus pãezinhos? Não faltam decorações para se inspirar!
Aqui no site já ensinamos como sovar a massa, como cuidar da temperatura e várias receitas de pão. Agora é a vez de você se jogar nas modelagens diferentes dos pães. Para isso, nada melhor do uma lista com 9 tipos de decoração de pães para você fazer em casa. A maioria das receitas são de pães doces com recheio, mas nada impede que você crie e incremente do jeito que achar melhor 🙂
Trançado
Vamos começar pelo clássico: o pão trançado. Essa é uma opção perfeita para quem quer ser mais prático, afinal, é só fazer duas tirinhas e enrolar uma na outra, apertando bem as pontas. E você pode rechear as tirinhas ou não – eu aconselho rechear, fica bem mais gostoso. Depois, é só deixar crescer e assar.
Aah, e tem uma receita de pão de leite condensado com coco explicando como fazer, aqui.
Rosca trançada
Seguindo a mesma ideia da anterior, temos a rosca trançada. Para ter esse resultado é só colocar em uma forma em formato circular. E se quiser incrementar ainda mais, pode fazer tranças repetidamente, ou seja, faz a primeira mais fininha e depois junta duas.
Bolinhas recheadas
Com a mesma receita você pode fazer as bolinhas recheadas também. Nessa opção o seu pão vai ficar mais fofinho do que no pão trançado. Para fazer é só cortar um quadrado da massa, colocar o recheio e fechar levantando as pontas. Depois enrola bem até formar uma bolinha.
Na receita do pão de leite condensado com coco também tem o passo a passo, aqui.
Fatias intercaladas
Aproveitando a onda dos trançados, aqui um estilo um pouco mais elaborado. O processo inicial é o mesmo: enrole a massa com o recheio e, depois, corte o rolinho em pequenas fatias (de aproximadamente 2 dedos de largura). E o segredo está na hora de montar: o ideal é colocar a forma na vertical (com papel manteiga) e ir colocando uma fatia de cada vez, alternando o lado em que se encaixa.
É isso mesmo: você terá uma pilha desconstruída de rolinhos de pão e, ao virar a forma para a posição original terá um pão super diferente e lindo!
A receita de pão recheado com nutella tem o passo a passo completo explicando como fazer.
Tirinhas enroladas (cinnamon roll)
Dá pra fazer uma versão com mini pãezinhos enrolados também, que podemos chamar de cinnamon rolls, ou rolinhos de canela. É claro que o nome é só figurativo e você pode usar o recheio de sua preferência. O processo é praticamente o mesmo do item anterior, mas ao invés de empilhar um rolinho no outro, coloque para descansar e assar um do lado do outro. Além de crescerem mais, o formato fica uma fofura 😉
Ah, também tem outra receita desse pãozinho fofinho nesse link.
Floco de neve
E agora, uma opção bem descolada para a galera: o formato floco de neve! É um jeito mais elaborado, mas tenho certeza que vale a pena. Para fazer, abra 4 pedaços da massa como uma pizza, acrescente o recheio e coloque uma por cima da outra. Depois, coloque um copo no centro e corte várias tiras de aproximadamente 3 dedos. Assim, enrole cada uma das tirinhas e leve ao forno.
Com formatos fofos
O céu é o limite para a sua imaginação. Invista em temáticas de alguma data comemorativa ou do seu animal preferido. Eu escolhi o porquinho, que além de fofo é muito fácil, afinal, é só a bolinha recheada e os detalhes 🙂
Bônus: salgados
Pão de calabresa da Tia Jô
Tudo bem que a gente ama um doce por aqui, mas também separei duas receitas salgadas para fazer de entrada 😉 A primeira delas foi feita pela Tia Jô e é recheado de calabresa. Mas, claro, o recheio pode ser a sua escolha: frango, brócolis, palmito, cebola… São ótimas opções.
Para saber como fazer, tem a receita e passo a passo completo aqui nesse link.
Vários pãezinhos unidos
Outra ideia maravilhosa é fazer uma guirlanda de mini pãezinhos franceses. Assim, já sai do forno com os pedaços separados para cada um. Para fazer talvez precise de um pouco de habilidade, mas não custa arriscar. Faça uma tira de massa circular e corte os pedaços na diagonal usando uma tesoura – esse é o segredo. Depois modele para deixar no formato certinho e faça o clássico corte em cima de cada pão.
***
E aí, qual você escolheu para fazer nessa semana? Você pode também pegar mais de um e fazer com a mesma receita 🙂