10 destinos para viajar no final do ano
Chegou aquele momento que olhamos pra trás e falamos: Ufa, mais um ano está acabando! E, para muitos, as férias também estão chegando. Se esse é seu caso e você está em busca da viagem perfeita para passar esse período entre dezembro e janeiro, fique atento para as próximas dicas dos melhores lugares para ir nessa época do ano!
Fiz uma lista com 10 destinos variados que vão desde praias encantadoras até locais congelantes. Além disso, separamos opções tanto dentro quanto fora do Brasil, assim dá para escolher o lugar que mais se identifica e que cabe no seu bolso 😉
NACIONAIS
PARATY
Se você está procurando um lugar quente para as férias, provavelmente deve ter cogitado ir para o Rio de Janeiro. É um destino encantador, com muitas praias, uma vibe totalmente contagiante. Porém, nessa época a cidade acaba ficando cheia de turistas. E se pretende ter uma viagem mais sossegada, pode não ser o ideal. Por isso, Paraty acaba sendo um destino alternativo no Rio que funciona bem para esses casos.
Essa cidadezinha possui praias lindas e mais afastadas, um centro histórico encantador e muita comida gostosa. Existem também alguns passeios de barco que te fazem chegar em praias que não é possível ter acesso de outra maneira, e até mesmo ir para ilhas próximas dali. Para quem gosta de trilhas e cachoeiras, ir para Paraty também é muito recomendado.
E se você curte passear centros históricos como eu, vai amar conhecer Paraty e sua trajetória. A título de curiosidade: no período colonial, o principal porto exportador de ouro do Brasil ficava em Paraty. E até hoje você encontra elementos dessa época pela cidade que foram muito bem conservados. Então, entre uma praia e outra, vale a pena conhecer essa história de perto e visitar os museus e igrejas da região.
JALAPÃO
Diria que o Jalapão não é um dos destinos mais procurados do Brasil. Ainda assim, mesmo pouco explorado, é uma referência surreal de ecoturismo nacional! Essa modalidade, para quem não conhece, é mais voltada para os esportes radicais que envolvem a natureza. E apesar de ser mais conhecida por isso, a região também é ótima para apenas relaxar em contato com o meio ambiente.
Ficando a uma distância aproximadamente de 300km de Palmas, capital de Tocantins, o recomendado para andar por lá é alugar um carro 4×4 para enfrentar as estradas. Caso preferir, també é possível contratar equipes especializadas na região e já com experiência para fazer todos os trajetos necessários.
E esqueça o glamour em casa antes de ir para o Jalapão. Por lá você não encontrará restaurantes e hospedagens sofisticadas. Na verdade, nem teria graça viver esse tipo de aventura sem os perrengues de estar acampado ao ar livre! Um segredo essencial para essa viagem (e para todas que for fazer) é procurar o máximo de informação possível, para evitar dores de cabeça durante o passeio.
CHAPADA DOS VEADEIROS
A
Minha maior dica e conselho é: escolha o calçado mais adequado. Você irá andar muito em um lugar que é muito quente. Então, se prepare: leve bastante água e alguns lanchinhos para comer na hora da fome. Porém, não se empolgue enchendo a mochila! Ela não pode ficar muito pesada, afinal, você que irá carregar durante toda a caminhada. Leve sempre um boné ou chapéu e se lembre de reforçar o protetor solar. E não se esqueça de fazer pausas para descansar e relaxar, combinado?
BOIPEBA
Também não posso deixar de falar sobre
A ilha é quase incomunicável quando o assunto é internet e tecnologias. Porém, isso está longe de ser um problema. Até porque, ao se desconectar um pouco das redes sociais, você acaba interagindo mais com as pessoas ao seu redor.
Estive lá em 2016 e 2018, e nas duas vezes voltei ainda mais apaixonada pelo lugar e pelo clima. O calor na ilha faz a experiência ser mais completa, por que dá para aproveitar super bem as piscinas e praias. Se tiver mais curiosidade em saber como são os passeios e a cidade em si, você pode conferir tudo em uma playlist especial sobre Boipeba. E, quem sabe, começar a planejar uma viagem para lá ?
MARANHÃO
Outro lugar com um centro histórico INCRÍVEL é São Luís no Maranhão. Quando estivemos lá, fiquei simplesmente encantada com cada detalhe das ruas. E senti como se estivesse fazendo uma viagem no tempo. Uma dica para quem gosta desse tipo de programação é: não deixe de conhecer o Museu Histórico e Artístico do Maranhão e também a Rua Portugal.
E é claro que não dá para falar do Maranhão e esquecer dos Lençóis Maranhenses. Esse é um dos cartões postais do estado e com certeza o passeio mais procurado pelos turistas. Os lençóis são considerados o deserto brasileiro, você consegue acessá-los através do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Uma vez lá, você irá se deparar com uma incrível quantidade de dunas e rios, é de tirar o fôlego tamanha beleza natural. A época mais quente do estado fica entre novembro e janeiro. Por isso, prepare o protetor solar e tome muito cuidado com o sol, principalmente nas dunas.
A comida típica do Maranhão também é dessas que lembramos para sempre. Eles costumam usar uma mistura de especiarias maravilhosa, que faz com que a comida tenha um sabor único. Os pratos são bem variados, porém a maioria leva em sua composição carnes, peixes e camarões, como a peixada maranhense, o arroz de cuxá e a carne de sol. Para quem sempre teve curiosidade de provar o famoso Guaraná Jesus, é uma ótima chance de conhecer o refrigerante rosa original do Maranhão 😉
INTERNACIONAIS
ROMA
Roma é como um grande museu a céu aberto, então não há destino melhor para quem adora vistar lugares históricos.
E não preciso nem mencionar o quanto a culinária italiana é uma das coisas que mais chama atenção no roteiro. A quantidade de pratos salgados e doces encantam qualquer um que passa pelo país. Ccom certeza, as pizzas lideram esse guia! Por isso, não deixe de experimentar uma tradicional pizza de Roma quando estiver por lá.
LISBOA
Em Portugal, as temperaturas são altas praticamente o ano todo. Porém, em
Lisboa é muito procurada por brasileiros e a burocracia para entrar em Portugal é mais fácil do que imaginamos. Você precisa levar apenas seu passaporte, as passagens de ida e volta, o comprovante de estadia do hotel reservado e o seguro de saúde internacional. Um fato muito interessante é que, por não precisar de visto, você pode entrar por Portugal e ficar até 90 dias passeando por outros países da União Europeia.
A culinária também é incrível por lá e existem muitos salgados deliciosos. No entanto, a maioria dos pratos contêm frutos do mar ou outros tipos de carne, o que dificulta um pouco para os vegetarianos como eu. Apesar disso, se você possui esse tipo de restrição, fiz um post com indicações de restaurantes e cafés vegetarianos de Lisboa, vale a pena dar uma conferida ?. A confeitaria também é surreal e os doces portugueses são simplesmente incríveis, não dá para perder!
LOS ANGELES
Los Angeles é um dos destinos coringas, aqueles que caem bem para qualquer pessoa em qualquer época do ano. Existem muitas possibilidades de passeios por lá. Você pode montar um roteiro super agitado pela cidade, ou apenas aproveitar a praia curtindo as férias. Porém, fique atento ao visto americano, você só pode entrar nos Estados Unidos se tiver um!
Vale a pena mencionar que os
E você sabia que em Los Angeles surgiu o primeiro parque do Walt Disney? Essa é uma das coisas que não pode faltar no seu roteiro caso você seja muito fã do mundo Disney. E também alguns outros lugares muito frequentados por lá que você provavelmente já ouviu falar são: Venice Beach, Hollywood e Beverly Hills. Todos eles são lindos! De modo geral, a cidade é incrível para passear ao ar livre e muitos passeios podem ser feitos de graça!
BUENOS AIRES
Ir para
Para a hospedagem, recomendo que fiquem na região do Microcentro, já que é próximo de atrações turísticas e tem também várias opções de transporte. Aliás, o melhor jeito de se locomover pela cidade é de transporte público. Os ônibus e metrôs funcionam muito bem por lá e para utilizá-los, basta adquirir um cartão chamado SUBE, que funcionará como o nosso Bilhete Único. E claro, se preferir, sempre tem a opção de pedir um táxi para se deslocar com mais conforto.
Em Buenos Aires você também irá encontrar aqueles ônibus turísticos que passam por diversos pontos famosos da cidade com um guia que vai explicando. Esse caminho é uma boa dica para quem quer conhecer um panorama geral da cidade de uma maneira fácil e explicativa.
A cidade, conhecida pelas carnes e churrasco, tem como prato mais famoso a Parrilla. Eu não como carne, mas não deixei de provar esse prato. Calma! Fomos em um restaurante chamado La Reverde Parrillita Vegana que serve uma Parrilla Vegana e foi simplesmente incrível! Confere nosso vlog por lá 🙂 E se quiser ver outras dicas sobre a cidade, aperte aqui.
NOVA ZELÂNDIA
Entre dezembro e fevereiro o clima é perfeito na Nova Zelândia. Fomos mais ou menos nessa época e posso te garantir que é mais produtivo conhecer a cidade em dias de calor. Porém, se sua intenção for ver neve e esquiar, os melhores meses para viajar pra lá são de junho à agosto.
Seja qual foi a época do ano, a
A cidade mais movimentada e conhecida por lá é Auckland, mas você pode optar por ficar em uma cidade mais tranquila e que normalmente não é muito frequentada por turistas. É o caso de Waitaki, inclusive, se você quiser conhecer esse destino, fizemos um post inteiramente sobre ele. Também já contamos para vocês o que fazer em Wanaka e Queenstown. Você pode reunir todas essas dicas e montar seu roteiro personalizado para a Nova Zelândia.
Além disso, esse país tem uma série de doces típicos que com certeza você vai querer provar todos! A tradicional pavlova, por exemplo, é de origem neozelandesa, assim como alguns outros que já ensinei a fazer no canal e estão listados em outro post aqui do site.
***
Gostaram dessa lista e das indicações? Comenta aqui embaixo qual desses destinos mais combina com suas férias!