48h Em Manaus: O Que Você Não Pode Deixar de Fazer!
Nós, brasileiros, temos a tendência de concentrar o turismo nas regiões sul, sudeste e nordeste. No entanto, as outras áreas do país são tão incríveis quanto e merecem receber mais visitas. Por esse motivo estamos aqui: incentivar quem nos conhece a explorar as outras áreas desse nosso Brasil tão lindo.
Manaus, por exemplo, é berço de uma cultura incrível, com sabores, cores e lugares apaixonantes. Mesmo que você passe pouco tempo na cidade e, em seguida, explore outras áreas do Amazonas, a viagem ainda assim torna-se inesquecível. Pensando nisso, montamos um roteiro de dois dias pela cidade para você conhecer tudo de mais importante por lá!
PRIMEIRO DIA
Antes de tudo, é necessário definir a estadia para descansar. Afinal, para aproveitar todos os passeios precisamos estar com bastante energia. A nossa recomendação é o Hotel Villa Amazônia, localizado no centro da cidade. Além de ser super aconchegante e com uma área externa linda, o restaurante do hotel é ótimo!
Tendo isso definido, vamos para os passeios. Comece o dia pelo Mercado Municipal Adolpho Lisboa, o lugar perfeito para conhecer os ingredientes típicos da região e provar algumas iguarias típicas da cidade. Mesmo não tendo tantas barracas de fruta, o espaço também recebe lojinhas de artesanato.
Depois, siga em direção a Feira Manaus Moderna. O local abre cedinho e costuma fechar no meio da tarde, então não deixem esse passeio para depois do almoço. Nessa feira, você tem a oportunidade de provar ainda mais ingredientes e produtos naturais. Frutas como tucumã e jenipapo ficam todas disponíveis para comprar e experimentar.
Como sugestão de almoço, o Banzeiro! Ele é um dos mais bem recomendados da cidade, por isso você não pode deixá-lo de fora do roteiro. Os ingredientes são todos locais, como o camarão com caldinho de tucupi e a folha de jambu, ou a costela de tambaqui.
Continuando a programação de passeios, vá para o INPA – Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. O local funciona em horários bem específicos, por isso não deixem de se programar bem de acordo com as horas de visita ao instituto. O espaço funciona como um centro de pesquisa e também de resgate de animais machucados ou fora do habitat natural deles. Assim que eles estiverem recuperados, os animais voltam a natureza!
Se ainda estiver animado para conhecer outro lugar, vá até o Mercado Municipal Walter Rayol. Assim como o Adolpho Lisboa, ele é ideal para quem curte conhecer os ingredientes da gastronomia local. Se preferir visitar um lugar relacionado ao artesanato, é só ir até a Galeria Amazônica. Ah, e essa dica vale de segunda a sábado, porque a galeria não abre aos domingos.
Como tudo por Manaus fecha muito cedo, aproveite o final do dia aproveitando as dependências do hotel. Lá no Villa Amazônia, por exemplo, a piscina é maravilhosa. Além disso, você pode jantar no próprio restaurante do hotel – o Bistrô Fitz Carraldo. O espaço é bem charmoso e a comida deles é deliciosa.
SEGUNDO DIA
Para começar o segundo dia conhecendo uma região diferente de Manaus, planeje um passeio para o Novo Airão. Algumas empresas oferecem essa aventura, como a Em Cantos da Amazônia.
Por essa região vocês podem ver os botos, as faixas de areia branquinha e outras belezas naturais da área. E não deixem de conhecer o Encontro das Águas – do Rio Negro e do Rio Solimões. Além das cores serem diferentes, a temperatura também muda drasticamente.
Antes disso, dê uma passadinha na padaria Lindopan. Eles fazem um X-caboquinho delicioso, perfeito para quem ama aquele café da manhã bem reforçado. Na hora do almoço, vá para o restaurante Rainha da Selva. O local fica em um flutuante e eles vendem um tambaqui super bem temperado e cheio de sabor – vale muito a pena provar!
Na parte da tarde, vale a pena dar uma passada pelo Museu da Amazônia e pelo Teatro Amazonas. Os dois espaços são lindos, interessantes e contam um pouco da história da cultura local. O museu fecha às 16h, então é preciso ter cuidado com o horário. E, de terça a sábado, o teatro costuma funcionar até às 17h.
Quem quiser dar uma pausa entre os passeios no período da tarde pode comer um lanche no Café Regional Priscila. As comidinhas são todas bem simples, como tapioca e bolo de fubá. No entanto, não deixam de ser cheias de sabor.
Finalizando as 48h em Manaus, jante no restaurante O Lenhador, que é um dos mais típicos da cidade. Eles servem comidas regionais e exóticas, por isso vá preparado para encontrar muitos pratos diferentes.
VEJA TAMBÉM
- OS 7 MELHORES DESTINOS DA REGIÃO NORTE DO BRASIL
- AMAZONAS ALÉM DE MANAUS!
- CONHEÇA OS 5 MELHORES RESTAURANTES DE MANAUS