Lugares que você precisa conhecer em Buenos Aires
Buenos Aires é a maior cidade da Argentina, ou seja, tem muita coisa interessante para conhecer. Além de inúmeros bairros legais e diferentes, o lugar é cheio de pontos turísticos que tornam a cidade ainda mais especial. Vários deles são perfeitos para conhecer um pouco mais da cultura da cidade e imergir no cotidiano dos moradores de lá.
Neste post vou contar para vocês alguns dos melhores pontos turísticos para conhecer. Foquei em locais bem específicos para facilitar na hora de vocês criarem os próprios roteiros 😉
El Caminito
Uma das ruas mais coloridas da cidade, e também uma das mais famosas, é a Caminito. A graça do local é observar as cores que complementam a arquitetura e tornam aquele ambiente tão vibrante e cheio de vida. Quem gosta de tirar fotos, por exemplo, irá adorar o lugar. Caso você não se importe de pagar um pouco mais caro em alimentação, pode escolher algum dos restaurantes e cafés que ficam pela região e passar um tempinho da sua tarde por lá.
O nome da rua homenageia um tango que possui o mesmo nome, composto por Juan de Dios Filiberto e Gabino Coria Peñaloza. Às vezes algumas apresentações de tango acontecem ao vivo na área, mas você tem que ter sorte para assistir!
OBS: Como a região é muito turística, é bom você estar sempre atento ao seu redor e aos seus pertences. Existem alguns casos de assaltos pela região, então é bom tomar todo o cuidado possível, ok?
Casa Rosada
A Casa Rosada é um dos lugares mais importantes de Buenos Aires, pois é a sede da presidência da república da Argentina. O tom rosinha da construção é uma graça, assim como o pequeno jardim logo na frente – que fica ainda mais lindo na primavera. Ah, pertinho dessa região existem outros dois lugares que também merecem ser visitados.
O primeiro deles é a Praça de Maio. Ela é o início de várias avenidas importantes e também é conhecida por ser palco de manifestações e comemorações. Lembra um pouco a Avenida Paulista, em São Paulo, né? O segundo lugar, também bem próximo, é a Catedral Metropolitana de Buenos Aires. Para quem gosta de conhecer construções antigas e ver um pouco da arquitetura local, esse tipo de passeio é ótimo.
Parques
Quem curte áreas verdes terá muitos lugares para visitar em Buenos Aires. A cidade tem muitos parques! O maior deles se chama Parque Tres de Febrero e é perfeito para fazer um picnic. Ele também é conhecido como Bosques de Palermo, até porque você consegue avistar parte da cidade mesmo estando dentro do parque.
Outra opção diferente e maravilhosa é o Jardim Japonês – cheio de flores coloridas e super bem cuidado. Por último, mas não menos importante, o Jardim Botânico Carlos Thays. O local é muito bom para dar uma caminhada leve e aproveitar o clima tranquilo do parque.
El Ateneo
Quem é apaixonado por livros vai enlouquecer com esse lugar, juro! El Ateneo é uma livraria incrível que está entre uma das mais lindas do mundo. Antes de ser uma livraria, o local era um teatro e a sua estrutura foi mantida. As cadeiras da plateia deram espaço a várias estantes, todas elas lotadas de livros. Até mesmo a iluminação local te remete a um teatro, é simplesmente maravilhoso.
Mesmo que você não goste de livros, não deixe de dar uma passadinha por lá. A arquitetura do prédio é muito bonita. Além disso, você terá a oportunidade de ver um teatro de uma forma que nunca tinha visto antes. É algo único e original!
Museus
Aquele clichê de que Buenos Aires é a Paris da América do Sul pode ser percebido principalmente na parte artística da cidade. Além de muitas estruturas arquitetônicas similares com Paris, Buenos Aires possui museus de arte extremamente importantes e que valem a pena a visita.
O Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires é um deles. Ele tem um acervo muito rico e com obras de artistas extremamente renomados. A obra Abaporu, de Tarsila do Amaral, por exemplo, encontra-se exposta nesse museu. Outros artistas muito famosos com obras expostas por lá são Frida Kahlo e Candido Portinari. A entrada é paga e adultos pagam 120 pesos – com exceção de estudantes, professores e aposentados.
Para quem quiser uma opção gratuita, o Museu Nacional de Belas Artes também é excelente. Ele guarda a maior coleção de arte do país e em seu acervo estão presentes artistas argentinos e internacionais.
Teatro Colón
Parada obrigatória para os para os que gostam de arquitetura, hein? O Teatro Colón existe desde 1908! A estrutura local é neoclássica e os detalhes do interior são super minuciosos e luxuosos. Para vocês terem uma ideia da importância dessa construção, o teatro é considerado um dos melhores do mundo, principalmente em relação a acústica. Se você tiver interesse, o teatro oferece visitas guiadas e bem explicativas, contando a história da construção e de cada parte do local 😉
Obelisco e Plaza de La República
O Obelisco é um dos marcos mais conhecidos da cidade, localizado na Avenida 9 de Julho – a principal da cidade. Ele tem quase 70 metros de altura e foi inaugurado em 1936, para comemorar os 400 anos de Buenos Aires. Diferente da Estátua da Liberdade, por exemplo, você não pode visitar o interior do monumento, mesmo tento escadas.
Não é aquele tipo de passeio que demora horas, mas é legal para quem gosta de conhecer os pontos turísticos que costumam aparecer em cartões postais. Além disso, a Avenida 9 de Julho é uma das mais largas do mundo e endereço de vários lugares maravilhosos, como o Teatro Colón.
***
Claro que existem muitas outras coisas para conhecer pela cidade, mas esses são alguns dos pontos que acho mais importantes. Gostaram dos lugares? Eu não vejo a hora de poder conhecer pessoalmente cada um deles! Ahh, nos próximos dias teremos mais posts com locais incríveis para conhecer por lá. Indicações são sempre bem-vindas 😉