Como ser turista na sua própria cidade?
Verdade seja dita: estamos sempre em piloto automático quando caminhamos pela nossa própria cidade. Afinal, somos acostumados a observar o diferente apenas quando vamos para um lugar completamente novo. No entanto, esse é um hábito que todos nós deveríamos ter inclusive onde moramos.
Por esse motivo, elaboramos algumas dicas especiais para todo mundo ser turista na própria cidade – pelo menos por um dia. Acreditem se quiser, mas existem muitos lugares que não conhecemos e merecem uma visita 😉
Reserve um ou dois dias para isso
Sempre que estamos planejando uma viagem, nós pensamos em quanto tempo iremos passar naquele lugar. Até porque, toda a programação depende disso. Sendo assim, reservar pelo menos um ou dois dias unicamente para passear pela cidade é essencial.
Pensem que estão em um mini período de férias e mergulhem na cultura do local. Caso tenham a oportunidade, seria interessante até mesmo ficar em um hotel para ter a experiência completa de um turistar. O que acham da ideia?
Saia da zona de conforto
Vivemos em uma bolha durante o nosso dia-a-dia. Vamos para os mesmos lugares, fazemos os mesmos caminhos e conversamos com as mesmas pessoas. Para quebrar esse padrão de repetições, explorem as regiões que vocês não costumam ir. Conheçam lugares improváveis, aprendendo sobre a cidade de uma forma mais estimulante.
Essa dica também vale para o turismo gastronômico. Procurem por restaurantes com culinárias mais excêntricas. Provem a comida de rua de cada lugar. Vão em busca de experiências novas. Imaginem que essa é a primeira vez de vocês em um destino completamente novo.
Pesquise muito
Como todo bom turista e viajante, pesquisem o máximo que puderem sobre o destino. Vejam quais as melhores opções de hospedagem, os restaurantes mais bem avaliados, onde ficam os principais pontos turísticos e como se locomover entre cada um deles.
Informações como o horário de funcionamento dos locais e melhor hora para ir em cada um deles também são extremamente importantes para que o dia seja produtivo. Ou seja, anotem tudo isso em um caderninho ou no bloco de notas do celular!
Crie um roteiro
Depois de todo o trabalho de pesquisa, coloque no papel os lugares que vocês pretendem realmente visitar. Aliás, aqui no site já ensinamos como montar um roteiro de viagem bem completo. Ah, e não se esqueçam que o roteiro é apenas um guia e ele não precisa ser seguido 100% do tempo. Não se prendam a ele 🙂
***
Preparados para conhecer a cidade de vocês por um outro ponto de vista?