
Glamping no Brasil

Talvez você nunca tenho ouvido falar nesse termo, mas o chamado glamping vem conquistando cada vez mais adeptos no mundo. Para quem adora natureza e buscava uma alternativa de hospedagem diferenciada e mais confortável do que o clássico acampamento, o glamping surge como excelente opção. O nome vem da junção de “camping” + “glamour” e eu sei que pode parecer estranho, mas essa categoria já faz bastante sucesso em alguns lugares do mundo como África do Sul, Tailândia, Estados Unidos…
Apesar dos preços mais elevados, a infraestrutura e o charme desses locais chamam bastante a atenção. Nos países onde a categoria já está mais estabelecida, existem glampings muitos luxuosos e perfeitos para uma viagem à dois.
Foto – Zarpo
Tendas, bangalôs, cabanas, barracas… Mesmo sem um local definido, a experiência de ficar em um glamping é com certeza muito mais confortável do que a de ficar em um acampamento tradicional. Além disso, esse tipo de hospedagem costuma ter uma pegada mais sustentável e isso atrai muitos turistas.
Aqui no Brasil o mercado ainda não está consolidado e os locais que se encaixam nessa categoria podem não ser tão luxuosos como em outras partes do mundo, mas existem, sim, boas opções para quem quiser curtir essa experiência
Parador Casa da Montanha – Rio Grande do Sul
Foto – Booking
Acredito que o Parador Casa da Montanha seja o glamping mais conhecido do Brasil e não é para menos. A proposta das cabanas em madeira sustentável com vista para os campos do Parque do Aparados da Serra e para o Rio Camarinhas é incrível.
Foto – Aparador Casa da Montanha (Divulgação)
Além das acomodações superaconchegantes e perfeitas para curtir alguns dias no inverno, o Parador é o glamping mais luxuoso do país e conta com cinema, jacuzzi, sauna e até spa by L’Occitane.
Mangarito – São Paulo
Foto – Booking
O Mangarito fica em Iporanga, no interior do Estado de São Paulo, e é a alternativa perfeita para quem mora na capital e quer ter um maior contato com a natureza. O glamping fica a mais ou menos 5 horas de carro da cidade de São Paulo e é rodeado pela Mata Atlântica. Na região existem mais 300 cavernas onde é possível encontrar até arte rupestre.
Foto – Mangarito (Divulgação)
Além dos passeios, o local é bem acolhedor e reservado (possui só duas cabanas). Apesar de pequeno, a infraestrutura dos “quartos” é boa e conta com aquecedor, ar condicionado, wi-fi… O restaurante (foto acima) também é um charme.
Rancho do Peixe – Ceará
Foto – Rancho do Peixe (Divulgação)
Em busca de uma opção no litoral? O Rancho do Peixe é um dos locais mais recomendados. O local fica na Praia do Preá, bem pertinho de Jericoacoara. Além de ser uma região mais calma do que a vizinha “Jeri”, as cabanas no Rancho ficam literalmente na areia da praia.
Foto – Rancho do Peixe (Divulgação)
O local é perfeito para quem quer passar uns dias relaxando ou praticando kitesurfe e windsurfe. O local ainda conta com restaurante, bar, pizzaria e spa. Não tem como ficar melhor, né?