Roteiro dos melhores gelatos da Itália
Foto: Shutterstock
As pessoas costumam fazer viagens para a Itália por conta da gastronomia do país. Afinal, é um dos destinos mais associados à culinária no mundo inteiro! No quesito sobremesas, é difícil não pensar em gelato quando a gente fala de Itália. Mais artesanal e sem os típicos corantes e conservantes do sorvete industrializado, ele já se tornou uma verdadeira atração do destino. E vamos combinar: não existe nada melhor do que parar a cada cinco minutos para tomar gelato enquanto caminhamos por cidades como Roma, Florença, Milão e Veneza em dias pra lá de quentes no verão!
Fonte: La Tartine Gourmande
Há uma rede de gelaterias chamada GROM que está presente em uma série de cidades da Itália e também conta com várias unidades no exterior. O gelato é ótimo e você não vai se arrepender de parar em uma delas. Além da GROM, a Venchi, que foi fundada em 1878, também costuma oferecer um bom gelato ao longo das suas várias unidades espalhadas pela Itália.
Há, porém, outras gelaterias mais regionais que possuem menos unidades. Algumas delas estão presentes em apenas uma determinada cidade da Itália e fazem muito sucesso localmente. Veja alguns endereços de gelato pelas cidades italianas!
Fonte: Urban Secret Garden
MILÃO
Cioccolati Italiani: uma das minhas gelaterias preferidas de Milão, ela tem muitas variações de sorvetes de chocolate. Isso sem contar a quantidade imensa de opções de toppings. Há também várias outras opções de doces com sorvetes. Fica a poucos passos da Piazza del Duomo.
Endereço: Via San Raffaele, 6.
Il Massimo del gelato: tem sabores mais clássicos e é muito lembrada como uma das melhores gelaterias de Milão. Por conta disso, costuma estar lotada às vezes.
Endereço: Via Lodovico Castelvetro, 18.
Fonte: Wooderice
ROMA
Come il latte: não muito longe da Roma Termini, eu diria que essa gelateria ainda é um lugarzinho um pouco escondido. Mesmo assim, seus sabores são ótimos! É um achado para quem gosta de gelato.
Endereço: Via Silvio Spaventa, 24/26.
Ciampini: um clássico de Roma, a Ciampini é uma espécie de café em uma piazza de Roma onde você pode sentar e passar o tempo. Ela ganhou fama mesmo, porém, pelo seu gelato!
Endereço: Via del Leoncino, 26.
Fonte: Afar
FLORENÇA
La Carraia: sendo Florença considerada o local de origem do gelato, a cidade tem obviamente ótimas gelaterias. La Carraia com certeza está entre as melhores pela qualidade dos sabores que oferece.
Endereço: Piazza Nazario Sauro, 25r.
Vivoli: é uma das mais antigas e famosas gelaterias de Florença. Os sorvetes são servidos apenas no copinho, não na casquinha. Vale a pena provar o sabor de millefoglie.
Endereços: Via dell’Isole delle Stinche, 7r.
Fonte: Staialborgo
VENEZA
Gelateria Alaska: com alguns sabores mais exóticos e outros bem clássicos, a Gelateria Alaska é um melhores locais para o seu “momento gelato” em Veneza.
Endereço: Calle Larga de Bari, 1159
San Gimignano
Gelateria di Piazza: na minúscula cidadezinha medieval de San Gimignano, essa gelateria já recebeu uma série de prêmios nacionais e internacionais. Continua oferecendo um dos melhores sorvetes da Toscana e é uma das atrações mais importantes de San Gimignano, localizada na sua principal piazza.
Endereço: Piazza della Cisterna 4.
Fonte: Emerald City Dreams
E aí, quando você vai começar a aventura?