8 Passeios Gratuitos Para Fazer Em Lisboa
Economizar nunca é demais! Essa necessidade aumenta ainda mais quando estamos em um país diferente e a moeda dele é mais valorizada do que a nossa. Coisas baratas acabam se tornando mais caras, por isso é sempre bom mesclar o roteiro com passeios pagos e outros gratuitos, né?
No caso de Lisboa, por exemplo, boa parte dos pontos turísticos é paga. Por esse motivo, é importante já se planejar antes e dar uma pesquisada em algumas atividades grátis. Pensando nisso, já estamos fazendo uma lista com alguns lugares legais para ir e vou compartilhar com vocês os que selecionamos até agora 😉
Panorâmico de Monsanto
Eu e o Paulo adoramos vistas panorâmicas, dessas que você consegue ver pelo menos parte da cidade, sabe? O Miradouro Panorâmico de Monsanto é gratuito e tem uma vista de 360º para a cidade. Ele ocupa um espaço que era antes um antigo prédio comercial, mas que tinha sido abandonado.
Algumas pessoas chegaram a fazer alguns grafites e pichações dentro do local, por isso ele tem uma carinha mais urbana e rústica. Acredito que poucos turistas conheçam esse mirante, então não deixe de aproveitar essa dica e já anote o nome desse cantinho tão especial.
Jardim da Tapada das Necessidades
Outro lugar que também não costuma fazer parte do roteiro de boa parte dos turistas, principalmente aqueles que estão indo para Lisboa pela primeira vez, é o Jardim da Tapada das Necessidades. Ele fica entre Alcântara e a Lapa, e é um espaço super tranquilo para passar uma tarde ou uma manhã bem agradável.
Um dos destaques do jardim é sua estufa circular e, dependendo de onde você estiver, a vista para a Ponte 25 de Abril. Os lagos parecem um pouco abandonados, mas ainda sim deixam a paisagem linda. Não deixe de dar uma passadinha também pelo Jardim dos Cactos!
Miradouro Nossa Senhora do Monte
Mais um mirante incrível, porque paisagens incríveis são sempre bem-vindas. Um dos pontos mais clássicos para quem quer ter uma vista inesquecível de Lisboa é o Miradouro Nossa Senhora do Monte. E, para a nossa felicidade, a entrada nele é gratuita todos os dias da semana.
A paisagem dele é super completa, sendo que você terá visão até mesmo do Castelo de São Jorge e da Ponte 25 de Abril. Quer uma dica ainda melhor? Tente se programar para conhecer o local ao entardecer. O pôr do sol visto desse ponto da cidade é surreal.
Parque Eduardo VII
Mais um parque imperdível na cidade é o Eduardo VII. Ele lembra um pouco os jardins tipicamente franceses e é super bem conservado, com flores de diversos lugares do mundo. Além disso, ele é um dos maiores e mais belos parques de Lisboa. Para chegar ao local é bem simples, já que duas estações de metrô ficam super próximas dele: a Marquês de Pombal e a Parque 🙂
Estufa Fria de Lisboa
Aproveite o passeio pelo Parque Eduardo VII para dar conhecer a Estufa Fria de Lisboa, que fica dentro do parque. A entrada ao local é gratuita para pessoas que tenham o Lisboa Card ou aos domingos e feriados até às 14h. Os outros dias da semana cobram uma pequena taxa de 3,10€, então aproveite os dias gratuitos!
A estufa tem a temperatura controlada de forma natural e conta com espécies de plantas de todo o mundo. Além de ser um passeio muito interessante, o local é um ótimo cenário para fotos, principalmente para quem curte paisagens com naturezas e cores vivas.
Museu do Dinheiro
Cada nota e moeda contam uma história, certo? Para entender um pouco sobre a origem dessa forma de troca de produtos e serviços, é só ir ao Museu do Dinheiro. Ele explica as origens das primeiras moedas até os dias de hoje. A história das moedas de todo o mundo é contada a todos os visitantes do museu.
Alguns salões são bem tradicionais, com os objetos expostos e pequenas explicações sobre cada um deles. Outros são mais interativos, com grandes telões e a possibilidade de interatividade com o museu e a narrativa que está sendo contada. É uma experiência incrível, principalmente para pessoas curiosas.
Praça do Império
Já que estamos falando de tantas áreas verdes, vou falar de mais uma delas! A Praça do Império tem um jardim maravilhoso, com dois lados ainda mais lindos. O jardim tem um estilo greco-romano que o torna ainda mais especial, principalmente por causa do formato do corte da grama e dos pequenos arbustos que compõem a paisagem.
Ah, não posso deixar de falar da localização dele. O jardim fica entre o Mosteiro dos Jerônimos e do Centro Cultural de Belém. Ou seja, você pode separar uma parte do seu dia só para conhecer essa área! A loja Pastéis de Belém também fica bem próxima do local. Dê uma volta pela região e termine o passeio se deliciando com um pastel de nata tipicamente português 🙂
Ribeira das Naus
Por último, mas não importante, o local perfeito para aproveitar um fim de tarde. O Ribeira das Naus é como um grande calçadão da Avenida Ribeira das Naus, que liga o Cais do Sodré e a Praça do Comércio. Ele fica bem a frente do Rio Tejo, porém mergulhos não são permitidos. O pôr do sol nessa parte da cidade costuma ser sempre lindo, principalmente por causa do rio. Caso você sinta fome ou queria beber alguma coisa é só passar pelo quiosque local!
***
Lisboa é uma cidade com vários lugares lindos e especiais, por isso aproveite cada segundo por lá. Não deixe de adicionar esses e outros passeios gratuitos no seu roteiro, porque eles farão toda a diferença no seu bolso ao final da viagem 😉