O Que Fazer Em Florianópolis Em Dias de Chuva
O clima de Florianópolis nem sempre colabora com os turistas. Até porque, a cidade acaba sendo mais visitada no período de férias – que coincide com a época de chuvas constantes. No entanto, os meses mais quentes do ano continuando sendo os melhores para aproveitar melhor as praias e trilhas.
Sendo assim, explore ao máximo a região enquanto o sol estiver brilhando. Caso comece a cair aquela chuva chatinha, é só usar algumas das dicas que daremos agora. É sempre bom pensar no lado positivo dos acontecimentos, por isso não deixe de curtir a cidade só porque o clima estava mais fechado. Agora, vamos para 5 sugestões do que fazer em Florianópolis quando chove!
Vá para restaurantes diferentes
Em dias chuvosos, a vontade de saborear alguma comida deliciosa aumenta ainda mais. Se você for esse tipo de pessoa, que busca aconchego em uma boa refeição, sugiro que dê uma passadinha pelo restaurante e café Origem. O local funciona com base no conceito zero waste, ou seja, eles não produzem nenhum tipo de lixo. Além do destaque pela preocupação com a sustentabilidade, o Origem é incrível para quem prefere pratos naturais e saudáveis.
Ainda nessa pegada mais saudável, o restaurante Botânico também é uma ótima opção. Ele é focado em gastronomia orgânica, servindo pratos que nos deixam com água na boca só pela aparência. Outra alternativa é o Nipô Sushi – um dos melhores restaurantes da cidade quando se trata de culinária japonesa. Tanto os pratos como o ambiente do lugar são super modernos e autênticos.
Conheça o Mercado Público e o Mercado São Jorge
Vou continuar falando de comida! O Mercado São Jorge é bem pequeno, mas super aconchegante e descontraído. Por lá você encontrará uma variedade de produtos naturais, bem como frutas, verduras e legumes orgânicos. Dentro do mercado fica também um restaurante com pratos que seguem essa mesma linhal.
Mais um lugar que costuma fazer parte do roteiro de muitos turistas é o Mercado Público. Ele é maior que o Mercado São Jorge, porém com uma seleção de produtos não tão exclusiva. O toldo do lugar não costuma aguentar chuvas muito fortes, por isso recomendo que vá até ele apenas em dias nublados ou com chuva leve. Como ele fica bem no centro da cidade, compensa visitá-lo 😉
Visite o Palácio Cruz e Souza
Para quem curte arquitetura, é interessante fazer um passeio pelo Palácio Cruz e Souza. A maioria dos visitantes fica encantada com a beleza e conservação do local! Atualmente, ele é sede do Museu Histórico de Santa Catarina. Para os mais curiosos, o espaço foi construído no final do século 19 e é considerado até mesmo patrimônio histórico.
O palácio fica aberto de segunda a domingo, com pequenas alterações no horário de funcionamento nos finais de semana. Ah, e o ingresso para quem paga o valor inteiro custa RS 5,00. Por mais que não seja uma atração extremamente diferente, ela é perfeita para dias chuvosos em Florianópolis.
Conheça o artesanato da cidade
O artesanato é sempre um dos aspectos mais comuns de uma cultura. Em Florianópolis isso não seria diferente. Feiras e lojinhas com produtos de artesãs locais ficam espalhadas pela cidade, mas a maior concentração delas é dentro da Casa da Alfândega.
Um dos estilos de artesanato mais comuns de Florianópolis é a renda de bilro, tradição trazida principalmente pelos portugueses. Para conhecer especificamente esse tipo de bordado, é válido visitar o Centro Cultural Bento Silvério. Confesso que acho esse um tipo passeio bem “turistão”, sabe? De qualquer forma, é uma possibilidade para quando estiver chovendo.
Assista a uma peça de teatro
Já sei que muitas pessoas vão dizer que podem ir no teatro na cidade que moram, mas essa não deixa de ser uma atividade legal. Os teatros de Florianópolis são lindos, ocupando prédios históricos maravilhosos. É possível até mesmo fazer um roteiro cultural e visitar mais de um deles.
Um dos mais procurados é, sem dúvidas, o Teatro Álvaro de Carvalho. Ele foi inaugurado em 1875 e desde então recebe visitantes ao longo de todo o ano. Por causa de sua arquitetura, ele tem uma atmosfera super charmosa e clássica. O Teatro Governador Pedro Ivo já é mais moderno, mas a programação dele também costuma agradar muito aos turistas e moradores da cidade.
***
Espero que essas dicas ajudem vocês! E já que estamos falando de uma cidade praiana, recomendo que vocês deem uma olhadinha nos posts sobre Boipeba. O local é um charme e costuma ter pouca precipitação de chuva nos meses do verão 😉