O que você precisa saber antes de ir à Noruega
Com paisagens surreais e cidades super charmosas, fica até difícil escolher quais os lugares que farão parte do roteiro de uma viagem para a Noruega. Cada cantinho do país tem algo de especial para ser visto. Além disso, a Aurora Boreal, um dos fenômenos mais lindos do mundo, pode ser vista de lá!
Para que tudo ocorra bem durante o passeio, é preciso fazer um bom planejamento antes, né? Pensando nisso, escolhi algumas informações essenciais sobre a Noruega para ajudar vocês. O país considerado um dos mais felizes do mundo com certeza vai te surpreender 😉
Quando ir
Escolher quando ir para a Noruega vai depender muito do que você pretende conhecer. Alguns lugares só abrem em épocas específicas do ano, por isso é preciso decidir os locais com antecedência. O sol da meia noite, por exemplo, só acontece entre maio e julho – e ao norte do país ele fica ainda mais forte.
De dezembro a fevereiro, que correspondem aos meses de inverno, o país é procurado por quem quer esquiar ou ver a Aurora Boreal. Já caso você queira ir em uma época com temperaturas um pouco mais elevadas, junho, julho e agosto são os meses ideais. Essa época também é perfeita para quem quer curte fazer trilha. Na primavera o clima também é super agradável, por isso não deixa de ser uma boa opção para quem quer fugir do frio intenso.
O que levar na mala
Não importa quando você vai para a Noruega – nunca deixe de levar roupas de frio e que te aqueçam bastante. Nem sempre nossas roupas de frio são suficientes para aguentar as baixas temperaturas do país, então não deixe de comprar peças novas que realmente esquentem. Blusas, calças e meias térmicas são sempre bem-vindas, assim como casacos de fleece que cortam vento e botas bem quentinhas.
Em épocas que o frio não é tão intenso, leve apenas algumas roupas para frio caso o clima sofra alguma mudança mais extrema. Ah, peças impermeáveis e um bom guarda-chuva não podem faltar na mala, principalmente se você viajar na primavera ou no outono. Se você quiser ter uma ideia do estilo de roupas necessárias, o post sobre nossa mala para o Chile pode ser útil 😉
Locomoção pelo país
A Noruega pode parecer um país pequeno, mas se você quer conhecer vários lugares será necessário alugar um carro. É bem fácil se localizar por lá usando apenas GPS e mapas! Ainda assim, não deixe de planejar tudo antes. Recomendo que você trace uma rota em um mapa com todos os pontos de parada do seu interesse. Desse modo, você terá uma visualização melhor da distância entre cada local.
A rede de ônibus do país também funciona muito bem, ligando algumas das principais cidades do país. Não é a maneira mais eficiente e confortável de viajar por lá, mas é uma opção para quem não dirige ou não gosta de andar de carro em lugares desconhecidos.
Culinária
Não poderia deixar de falar da culinária do país para vocês, né? O salmão é um dos amores dos noruegueses. Se você também for fã desse peixe, pode ter certeza que irá amar comer na Noruega. A batata é um ingrediente super comum por lá, por isso você também verá que vários pratos terão como acompanhamento a batata assada.
No geral, a culinária do país é simples e leve, mas cheia de sabor. Além do salmão, a carne de cordeiro está presente em quase todos os restaurantes. O prato principal com essa carne é o Fårikal, servido com repolho e batata.
Ah, eles tem um tipo de cachorro-quente bem diferente. A salsicha é servida em uma massa fina que lembra até uma panqueca. A base da massa é feita de batata e o recheio, diferente do nosso, não conta com batata, ketchup e mostarda. A salsicha e a massinha são as únicas estrelas o prato!
Principais Atrações
Como eu falei para vocês no início do post, a Noruega é um país encantador. Por ter muitos lugares incríveis para conhecer, não deixe de fazer uma listinha com todos os pontos de parada do seu interesse. Os parques nacionais são algumas das principais atrações e quase todos eles tem entrada gratuita. Alguns dos mais visitados são o Hardangervidda National Park, o Jotunheimen National Park e o Nigardsbreen Glacier.
Em relação às cidades, Oslo é a mais movimentada por turistas. Outras opções são Bergen, Kristiansand e Trondheim. Todas são uma graça e merecem uma visita de pelo menos um ou dois dias para conhecer os arredores.
Quando e onde ver a Aurora Boreal
Acho praticamente impossível encontrar alguém que não tenha vontade de ver a Aurora Boreal ao vivo. É um dos fenômenos mais lindos e emocionantes do mundo inteiro. Eu e o Paulo já vimos o jogo de luzes da Islândia, mas também seria incrível ter a oportunidade de ver o céu da Noruega cheio de cores.
Para quem planeja ver a Aurora Boreal, a melhor época é entre novembro e março, sendo que o final de janeiro é um dos melhores períodos para ver as luzes dançantes. Quanto às cidades, Tromsø, Lofoten e Ersfjorden estão entre as mais procuradas. Se vocês tiverem a curiosidade de saber outros lugares que deem visão para a Auroa Boreal, é só clicar aqui 😉
***
Para quem for viajar para lá, não deixe de trocar o real por nok, como é chamada a moeda norueguesa. E aí, tem mais alguma dica de viagem para o país? Não deixe de compartilhar aqui nos comentários!