O que você precisa saber antes de ir ao Maranhão
Há alguns verões, eu e o Paulo fomos até o Maranhão para fazer um tour gastronômico e ficamos encantados com a beleza das cidades que visitamos. É incrível como o Brasil é cheio de lugares incríveis e nós não sabemos a existência de nem metade deles, né?
O Maranhão proporciona diversas opções de passeios bem diferentes e com paisagens incríveis. Além disso, a cidade de São Luís é repleta de pontos históricos e a cultura é muito rica. A visita ao estado é merecida e por isso separei algumas dicas legais para vocês saberem antes de irem para lá 😉
Quando ir
É essencial saber o clima da época que você planeja viajar. Entre novembro e janeiro o tempo é bem quente, mas entre janeiro e junho chove constantemente. Junho e dezembro são ótimos meses para ir porque, além de ser quente, não chove tanto e tem aquela brisa gostosa que refresca, sabe?
Agora, se você gosta de conhecer bastante sobre a cultura do lugar, é interessante ir em junho ou julho, que é quando acontece a festa do Bumba-Meu-Boi e a festa de São João. Eu adoro esse tipo de passeio principalmente pelo fato de poder conhecer ainda mais sobre a região.
Hospedagem
No caso de São Luís, o melhor lugar para se hospedar é perto do centro histórico da cidade. Além de ser mais fácil na hora da locomoção, você também já fica próximo aos principais pontos turísticos. Se preferir uma parte mais agitada de noite, é legal ficar na região de Ponta d’Areia e Lagoa da Jansen.
Quanto aos Lençóis Maranhenses, há diversos hotéis e pousadas próximos. Essas hospedagens ficam localizados em cidades que servem como porta de entrada aos Lençóis. Duas das cidades mais procuradas são Barreirinhas e Santo Amaro – ambas são ótimas para ficar e você também acaba conhecendo outros lugares da área!
Culinária
A comida maranhense é extremamente gostosa e muito diversificada. Um alimento muito típico por lá é a pescada amarela; ela é bem saborosa e com um tempero super gostoso. Outra comida bem típica da cidade é o arroz de cuxá, feito com camarão seco, vinagreira, gengibre e farinha de mandioca. Para mim, o principal diferencial da região é a mistura de especiarias que transformam o gosto dos alimentos.
Ah, vocês já devem ter ouvido falar do guaraná Jesus, né? Lá você pode experimentar esse tão famoso refrigerante! O sabor dele é bem diferente do guaraná que estamos acostumados, então vale a pena provar. Além disso, não deixe de comer o doce de espécie, que é muito comum principalmente na cidade de Alcântara.
Locomoção
A melhor forma de se locomover por São Luís e por outras cidades próximas é de carro. No entanto, tenha certeza de que você terá um GPS ou algum aplicativo que te mostre o caminho, pois a sinalização é um pouco confusa. Uma outra opção é contratar alguma equipe de guia que possa te ajudar a fazer os passeios, principalmente aqueles que ficam fora do centro da cidade.
São Luís
São Luís é a capital do Maranhão e foi nosso ponto de parada por lá. Conhecemos o centro histórico da cidade que é incrível! Você não pode deixar de ir a Rua Portugal, onde ficam construções revestidas por azulejos maravilhosos. Eu fiquei impressionada com a riqueza de detalhes daquilo, é muito lindo mesmo. Outros pontos legais para conhecer são a Casa de Nhozinho, a Igreja da Sé, o Palácio Cristo Rei e o Museu Histórico e Artístico do Maranhão.
OBS: a maioria dos lugares fica fechado de domingo e segunda, então melhor programar direitinho para não perder nenhuma atração 😉
Praias
A praia que fica mais próxima do centro é a Ponta d’Areia. Ela é a mais frequentada da cidade e tem uma ótima infraestrutura, com várias opções de quiosques e restaurantes. Ela não é muito boa para quem quer entrar no mar, mas é ótima para tirar fotos e passar a tarde!
Além dela, a Praia do Calhau é super agradável e é uma das melhores da cidade. Ela é bem movimentada e atividades esportivas como corrida são bem comuns por lá. Caso você tenha disponibilidade para ir em um lugar mais afastado, faça uma visita na Praia de Araçagi. É ótima para quem quiser relaxar e comer alguma coisinha típica enquanto aproveita a vista do mar.
Lençóis Maranhenses
Os Lençóis Maranhenses são um dos destinos mais procurados de Maranhão – e com razão. O lugar possui uma paisagem incrível com dunas e lagoas que deixa qualquer um encantado. A entrada nesse deserto brasileiro é feita através do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Ah, use roupas bem confortáveis e não deixe de passar protetor solar.
A região do parque é cheia de atrações além das dunas, então se você tiver tempo passe alguns dias por lá para conhecer tudo. Entre essas atrações estão o passeio de lancha pelo Rio Preguiça, flutuar em boias no Rio Formiga, andar de quadriciclo e visitar as praias e vilas próximas do local.
Alcântara
Essa foi a outra cidade que eu e o Paulo visitamos e é um lugar muito interessante para conhecer. Alcântara é considerada patrimônio histórico nacional e já foi uma das cidades mais ricas do estado. O mais legal dela são as ruínas de antigas construções, como as de uma Igreja, além de casarões coloniais e praças. O trajeto até a cidade também é muito agradável, viu? Saindo de São Luís, você vai de barco a partir do Cais Praia Grande.
Chapada das Mesas
Para quem quem gosta de cachoeiras e trilhas, a Chapada das Mesas é ideal. Ela fica localizada na cidade de Carolina, no sul do Maranhão. A região é repleta de montanhas, rios e cachoeiras – tudo é maravilhoso! Para aproveitar bem essa região recomendo que você fique por lá pelo menos por 4 dias. Assim você não precisa ter pressa para fazer os passeios e as trilhas.
As principais cachoeiras são São Romão e Prata e as do parque Itapecuru e parque Santa Bárbara. Outra dica de passeio é escalar o Morro do Chapéu. Ele é o símbolo da Chapada das Mesas e, caso você chegue ao topo, terá uma visão única do lugar. Só não faça a trilha sozinho, ok?
Tutóia
A cidade de Tutóia fica a aproximadamente 320 km de São Luís e tem sido cada vez mais procurada pelos turistas. Os principais atrativos são as praias, dunas e manguezais que compõem paisagens incríveis. Uma das melhores praias de lá é a Praia do Amor, que forma uma piscina natural incrível. Além dela, a Praia da Barra e a Praia Pequenos Lençóis também são ótimas, com a água limpinha e sem muita movimentação. O lugar é perfeito para quem quiser sair um pouco da agitação de São Luís e conhecer regiões mais tranquilas.
***
Nossa viagem foi bem curtinha, mas deu para ter uma boa ideia da beleza do lugar. Vocês podem ver como foram nossos dias por lá clicando aqui.