Óbidos: Uma Vila Medieval Apaixonante | Portugal
Apesar de ser um país pequeno, Portugal é cheio de surpresas, com lugares únicos e pouco explorados. A vila de Óbidos é um desses locais encantadores e que poucos turistas costumam adicionar ao roteiro. Entendo que os passeios pela região são bem limitados, mas todos eles são interessantes e contam um pouco da história do país. A vila fica dentro de uma muralha da época romana, no estilo de Aigues-Mortes, uma comuna francesa que eu e Paulo visitamos um tempinho atrás!
Eu acho esse estilo de lugar todo muradinho uma graça, porque é como se estivéssemos entrando em uma época diferente da nossa, sabe? Parte das muralhas sofreram alguns danos por causa de um grande terremoto que atingiu Portugal em 1755, mas o charme do local continua o mesmo. Se vocês têm interesse em visitar esse lugar incrível, já podem se preparar para anotar todas as dicas que selecionei 🙂
Como chegar
Óbidos fica a pouco mais de 80 km de Lisboa, ou seja, não será uma viagem extremamente longa e cansativa. Se você estiver com um carro alugado, o tempo de viagem ficará em torno de uma hora. Como já falei para vocês em outros posts sobre Portugal, é bem mais fácil viajar pelo país já tendo um veículo para todos os passeios.
Mas, se você não pode dirigir ou apenas prefere outros meios de transporte, também é possível chegar até a vila de trem. Nesse caso, a viagem demora mais ou menos duas horas. Também não é um tempo tão grande, principalmente se considerarmos que o destino será um lugar bem diferente. Prometo que vale a viagem vale a pena!
Onde se hospedar
Para não deixar vocês em dúvida com muitas opções de hotéis, selecionei os três mais bem recomendados da região. O Rio do Prado, por exemplo, fica um pouco afastado do centro e seria uma boa opção para quem estiver com carro. Além de ter um estilo moderninho e uma decoração mais rústica, eles também oferecem atividades bem interessantes, como aula de culinária em grupo.
Já o The Literary Man fica próximo de várias atrações turísticas. Os quartos desse hotel também seguem uma pegada mais rústica, mas um dos diferenciais dele é quanto a sua enorme biblioteca. São livros do mundo inteiro, formando um espaço incrível e cheio de diferentes histórias.
Por último, mas não menos importante, a Pousada Castelo de Óbidos. O estilo dela é bem clássico e, como já adianta o nome, fica dentro do próprio Castelo de Óbidos. Para quem curte conhecer lugares históricos, essa é a oportunidade perfeita para se hospedar em um.
Onde comer
Uma das coisas que você mais ouvirá falar em Óbidos é a famosa Ginjinha. A bebida é feita a partir da ginja, uma frutinha bem similar à cereja. Outro costume da vila tomar a ginja em copinhos de chocolate, então não deixe de fazer isso. Ah, um dos melhores bares para provar a bebida é o Bar Ibn Errik Rex!
Quanto às refeições, dois dos restaurantes mais conhecidos por lá são o Ja!mon Ja!mon e o Tasca Torta. Os dois servem pratos bem tradicionais de Portugal, com receitas clássicas que te deixarão com água na boca só de sentir o cheiro. Outro local que vale a pena experimentar a comida é o Restaurante Alcaide. Ele possui ótimas opções de sopas e saladas no menu 🙂
O que visitar
As ruas de Óbidos são encantadoras por si só, principalmente por causa das casinhas pintadas de branco e as flores decorando algumas construções. Mesmo que você tenha um roteiro traçado, não deixe de explorar a vila sem ter um rumo definido. Em relação aos pontos turísticos, um dos mais visitados é, sem dúvidas, o Castelo de Óbidos.
Além dele, a Porta da Vila e a Igreja de Santiago também são pontos que costumam atrair vários turistas. O município de Óbidos também possui uma iniciativa para transformar o local em uma pequena vila literária. Por esse motivo, você encontrará livros em lugares bem inusitados, como no Mercado Biológico. Se você quiser conhecer mais sobre o projeto e dar uma olhada nas datas de eventos, é só clicar aqui.
Para sair um pouco do centrinho e conhecer a natureza da região, a Lagoa de Óbidos e a Praia Foz do Arelho são boas opções. Elas ficam mais afastadas do centro, mas merecem uma visita. Caso você tenha tempo, dê um pulinho em Caldas da Rainha. A cidade é super fofa e eles possuem ótimos cafés, como o Café Central e o Rei das Cavacas.
Festivais
Mesmo sendo uma vila pequena, Óbidos é palco de vários festivais super interessantes. Para os amantes de literatura, o FOLIO é um festival internacional que reúne escritores e leitores de diferentes lugares. O Festival Internacional de Chocolate de Óbidos também é uma oportunidade incrível para experimentar diferentes chocolates, mas ele costuma acontecer apenas no começo do ano.
O Mercado Medieval também é um evento bem diferente e normalmente ocorre no final do ano. Agora em 2018, por exemplo, ele aconteceu entre 12 de julho e 5 de agosto. Para quem nunca deixou de amar a magia no Natal, a Vila Natal transforma Óbidos. Se você quer participar de algum desses festivais, é só tentar planejar sua viagem para época do evento!
***
Óbidos é aquele tipo de cidade que encanta a qualquer um que vai até ela, sabe? A comida é deliciosa e os lugares são encantadores. Se eu deixei algum lugar muito interessante de fora desse post, não deixe de comentar sobre ele por aqui 😉