Os Melhores Passeios Gratuitos em Paris
Muitas pessoas pensam que Paris possui somente lugares caros, com poucas opções de passeios gratuitos ou baratos. No entanto, a cidade é cheia de atividades incríveis que podem ser feitas sem gastar quase nada. Em Belleville, por exemplo, você pode visitar o parque Buttes-Chaumont e explorar a arte de rua da região desembolsando apenas o dinheiro do transporte.
Por ser uma cidade super turística e cosmopolita, o que não faltam são opções. Se você pretende conhecer Paris e não quer gastar muito, já pode ficar tranquilo! Escolhi alguns dos melhores passeios gratuitos por lá, todos super interessantes e maravilhosos. Curiosos para saber quais são?
Catedral de Notre-Dame de Paris
A visita na Catedral de Notre-Dame, um dos pontos turísticos mais famosos de Paris, é parada obrigatória para qualquer um que vá até a cidade. Ela é uma das catedrais de estilo gótico mais antigas do mundo. Para vocês tem ideia do quão antiga ela é, o início da sua construção aconteceu em 1163!
Embora a entrada na catedral seja gratuita, para subir nas torres e na cripta é necessário pagar. Ah, essa parte do passeio só é válida para quem realmente tem vontade de conhecer o interior desses espaços, ok?
Bouquinistes
Apesar de já ter falado sobre os bouquinistes no post geral sobre Paris, acho importante reforçar a dica. Os estandes ficam todos ao longo de três quilômetros do Rio Sena, deixando a paisagem ainda mais incrível e com uma atmosfera vintage, sabe? Mesmo sendo algo super característico da região, a quantidade de bouquinistes tem diminuído ano após ano.
Outro problema é a dificuldade de encontrar compradores realmente interessados em livros e revistas mais antigos e raros. Por esse motivo, tem se tornado cada vez mais comum a venda de souvenires nas bancas. Caso você viaje para lá, não deixe de dar uma garimpada nesses bouquinistes. Quem sabe você não encontra algo diferente e que se torne uma ótima recordação do passeio 😉
Canal Saint-Martin
Quer fazer um passeio não tão turístico, mas ainda sim super charmoso? É só caminhar pela região do Canal Saint-Martin. Essa área de Paris é super descolada e frequentada principalmente por jovens que se reúnem nas margens do canal. Algumas pessoas até mesmo levam toalhas de picnic para o local, inclusive durante a noite.
As pequenas pontes ao longo do canal também são um ótimo local para tirar fotos e apreciar a vista. Se você já assistiu ao filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain, deve se lembrar de Amélie jogando pedrinhas nas águas do canal!
Cimetiere du Père Lachaise
Esse passeio pode ser considerado um pouco mórbido para alguns, mas ele continua sendo um dos mais procurados por turistas. O Cimetiere du Père Lachaise é um dos cemitérios mais famosos do mundo, com vários nomes conhecidos mundialmente enterrados por lá. Oscar Wild, Edit Piaf e Jim Morrison são apenas algumas das sepulturas que você encontrará. Não é todo mundo que curte visitar cemitérios, então pense bem antes de decidir ir ou não até o local!
Petit Palais
Quem ama arte e quer economizar na entrada de museus já pode adicionar o Petit Palais ao roteiro! Construído em 1900, o interior do prédio é tão lindo quanto ele por fora. A coleção de arte permanente é bem ampla, com quadros e esculturas principalmente da renascença italiana e francesa.
Entre os artistas expostos, os mais conhecidos são Monet, Delacroix e Renoir. A visita vale a pena até mesmo para quem não curte muito arte, porque a arquitetura e decoração do museu é maravilhosa. A construção é da época da Belle Époque, por isso ela é cheia de detalhes super característicos.
Place de la Concorde
A Praça da Concórdia é um bom ponto de partida para passar um dia caminhando por Paris. O local é um ponto histórico em Paris, pois foi onde centenas de pessoas morreram na guilhotina. Apesar do passado bem pesado, atualmente a praça é super movimentada por turistas.
Caminhando pela região você encontrará a fonte central da praça, a Pont de la Concorde, a Champs Élysées e até mesmo o Louvre. Como todos esses lugares ficam uns pertos dos outros, você pode reservar uma manhã inteira para conhecer tudo sem pressa 😉
Arc de Triomphe
O Arco do Triunfo é outro lugar que quase nunca fica de fora das pessoas que visitam Paris. A entrada só é paga se você quiser ir até o topo do arco, assim como no caso da Catedral de Notre-Dame. Você pode apreciá-la gratuitamente do lado de fora e prestar atenção em todos os detalhes que compõem o arco!
Ah, caso você tenha vontade, a entrada para o arco custa 12€ para adultos. Eles contam com um elevador, mas os mais de 250 degraus também são uma opção para quem quiser conhecer essa parte da construção.
Galeries Lafayette
Por último, mas não menos importante, a Galeries Lafayette. O local é uma espécie de shopping, mas apenas com lojas de grife, sabe? Os produtos são bem caros e poucos possuem preços acessíveis. No entanto, a graça desse lugar é a estrutura dele e a visão do rooftop.
A arquitetura da “galeria” é maravilhosa, você fica até mesmo bobo com a beleza de cada detalhe do espaço. Quem curte moda e beleza e sempre sonhou em ver diversas marcas famosas reunidas em um único lugar também irá amar visitar a Galeries Lafayette!
***
Claro que, além desses lugares, existem muitos outros espaços para serem descobertos. Para vocês terem um panorama ainda mais completo da cidade, é só assistir aos vlogs da nossa viagem por Paris 😉