Passeios gratuitos em Moscou
Atividades gratuitas são sempre bem-vindas, ainda mais quando elas são feitas em lugares incríveis. Assim como em São Petersburgo, Moscou oferece vários tipos de passeios maravilhosos e agradáveis pela cidade. O melhor de tudo? Você não precisa gastar quase nada! É super interessante adicionar opções gratuitas no roteiro da sua viagem, economizando dinheiro que pode ser gasto com outras coisas, como uma lembrancinha da cidade ou uma comidinha típica deliciosa.
Alguns dos principais pontos turísticos da cidade são gratuitos e, mesmo já tendo falado sobre alguns deles neste post, vou contar direitinho para vocês quais são na lista a seguir. Além deles, adicionei outros locais lindos e que também merecem pelo menos uma visita 😉
Free Tour
Várias empresas de tours da cidade disponibilizam tours gratuitos, explicando um pouco sobre as principais atrações e dando um panorama geral das regiões. Ah, quem gostar dos guias e tiver interesse, pode pagar por tours mais específicos depois. Duas das agências que fazem esse tipo de passeio são a Walking Tours Travel e a Free Tour.
Lembrando que o tour é gratuito e feito a pé, por isso não deixe de reservar um lugar na última hora. Geralmente as caminhadas duram em torno de 3 horas – use roupas confortáveis e esteja preparado para andar bastante. Levar alguns snacks também é uma ótima ideia!
Parques
Muitas pessoas que viajam para Moscou acabam ficando presas em um roteiro baseado apenas em construções históricas e museus. No entanto, a cidade tem áreas verdes encantadoras e os turistas nem chegam perto de conhecer algumas delas. O Sokolniki, por exemplo, é ideal para quem curte caminhadas mais longas. Durante o inverno também é possível patinar por lá, então ele é interessante em qualquer estação do ano.
Outro parque legal para conhecer é o Kolomenskoe. Além de ter jardins deslumbrantes, o espaço conta com palácios do século XVIII e uma trilha bem ao lado do Rio Moscou. Mesmo que você não goste de caminhadas e parques tente ir em pelo menos um desses dois. Prometo que não vai se arrepender 🙂
Alexander Garden
Pertinho do Kremlin fica o Alexander Garden, com seus canteiros de flores super coloridos e charmosos. Ele é considerado o primeiro parque público de Moscou e algumas das coisas que mais atraem turistas até lá são os monumentos, fontes e a vista surpreendente para o Kremlin. Pode parecer um passeio comum, mas o local é tão lindo que se torna super especial. Ah, no período noturno eles acendem algumas lâmpadas e o cenário muda bastante, vale a pena ir caso você tenha tempo!
Música Clássica
Os fãs de música clássica vão se apaixonar por Moscou. A cidade tem vários espaços dedicados ao estilo e, na maior parte deles, você encontra apresentações gratuitas regularmente. Entre as opções de locais estão o Conservatório Tchaikovsky de Moscou, a Casa Museu Bulgakov e o Museu de Marina Tsvetaeva.
Apreciar música clássica em lugares tão incríveis como esse é uma experiência inesquecível. E não deixe de entrar no site antes de ir, ok? Cada um dos locais possui uma programação diferente e você precisa dar uma conferida em quando acontecerão as apresentações gratuitas.
Igrejas Ortodoxas
Para a alegria de todos nós, as igrejas famosas de Moscou não cobram nenhum tipo de entrada. A Catedral de São Basílio, aquela toda colorida e com cúpulas cheias de detalhes, é um dos locais mais visitados da cidade e não cobram nada para que você conheça o interior do local.
Outros lugares que merecem visita são a Catedral de Cristo Salvador e o Convento Novodevichy. Mesmo que você não seja uma pessoa religiosa, é interessante conhecer esses lugares principalmente por causa da arquitetura e do valor histórico que cada um deles possui.
Centro Panrusso de Exposições
O Centro Panrusso de Exposições, também conhecido como VDNKh, é um dos pontos mais interessantes para se conhecer na capital. Ele reúne várias atrações em um único lugar, ou seja, você acaba tendo ainda mais benefícios. Ele foi criado em 1930 e é repleto de pavilhões, sendo que a maioria deles tem uma proposta diferente.
Lá você encontrará jardins, estátuas, fontes, instalações de exposições e muito mais. É impossível ficar entediado em um espaço como esse, ainda mais se você curte história e gosta de ver objetos antigos!
***
Esses são ótimos lugares para ter no roteiro, né? Como falei para vocês logo no começo do post, todos eles são lindos e o divertimento é garantido 😉