Os fantásticos Pasteis de Nata da Manteigaria – Portugal
Entre tantas delícias açucaradas que existem em Portugal, não há nada mais conhecido e saboreado como os Pastéis de Nata. Sim, de Nata!
Nós brasileiros (e talvez outras nacionalidades, não tenho certeza) costumamos chamar de Pastel de Belém. Então lá vai a primeira lição que todos precisam aprender: Pastel de Belém é o pastel de uma confeitaria tradicional de Lisboa, num bairro chamado Belém.
“Pois se queres Pastel de Belém, vá à Belém!” – frase que um amigo meu ouviu de um português antes de vir para cá pela primeira vez! 🙂
Esta confeitaria existe desde 1837, próxima do Mosteiro dos Jerónimos e da Torre de Belém, assim como outros pontos de atração turística. E vale a pena conhecer, pois além de tradicional, fica num bairro lindo (principalmente em dias de sol) e existe praticamente um “mundo” lá dentro. É possível comprar os pastéis no balcão e comer na rua durante um passeio, ou sentar em um dos vários salões e também beber um café ou chá quentinho, além de experimentar os salgados. E é impressionante: lugar sempre cheio!
Mesmo com tradição e histórias para contar, eu confesso que este não é de lá o meu pastel de nata preferido. Há venda deste doce em qualquer confeitaria e padaria do país, mas depois de fazer uma pesquisa com várias pessoas, descobri que existe um lugar inaugurado em julho de 2014 que tem agradado muito tanto os portugueses quanto os turistas: Manteigaria – Fábrica de Pastéis de Nata. Fica perto da minha casa e faço questão de levar todas as pessoas até lá, porque vale a pena SIM!
Miguel Rocha Vieira, chef português conhecido por sua participação no programa “Masterchef Portugal”, abriu uma das portas de um edifício histórico de um dos principais bairros de Lisboa. A receita traz ingredientes tradicionais e a fabricação pode ser observada por qualquer um que esteja no local.
E por que o sucesso em tão pouco tempo? Na minha humilde opinião é a junção de vários fatores:
– Localização – em frente à uma das principais praças da cidade;
– Estão sempre fresquinhos! – a cada meia hora mais ou menos as pessoas ouvem o sino ao lado da porta, que avisa a saída de uma fornada quentinha e cheirosa. E isso faz A diferença;
– Atendimento – pessoas jovens e muito simpáticas sempre;
– Praticidade – não tem frescura, é entrar e experimentar ali no balcão mesmo, acompanhado de um café ou chá ou o que você quiser, ou sair comendo na rua ou pegar e levar para casa;
– Preço – sim, ele é mais barato que vários outros lugares que não fazem pastéis tão gostosos;
– Horário – fica aberto das 08:00h até 00:00h, todos os dias!
E depois de experimentar todos os pasteis de nata que puder, deixe a tua opinião por aqui! 😉
Coloque um pouco de canela (que sempre está em cima do balcão) e bom apetite!
* MANTEIGARIA – FABRICA DOS PASTEIS DE NATA
Rua do Loreto, 02, Chiado