1 Dia no Vaticano: Tudo O Que Você Precisar Saber
Pequeno, mas cheio de história e cultura, o Vaticano é parada obrigatória para quem visita Roma. Afinal, o país do papa fica a menos de 20 minutos de distância da capital da Itália. Além das obras de arte de artistas como Michelangelo, Rafael e Bernini, a arquitetura local é um espetáculo à parte.
Por questão de tradição, os turistas precisam estar com trajes “adequados” para conhecer o local. Sendo assim, nada de usar chinelos, shorts e saias, regatas ou blusas muito decotadas. Mesmo parecendo um detalhe bobo, muitas pessoas acabam perdendo o passeio por não seguir essas “regras”.
Dito isso, criamos um mini roteiro com sugestões de passeios pelo Vaticano e várias dicas de horário e, é claro, de alimentação 😉
Comece cedo pelos museus
Primeiro de tudo, vá para o Vaticano com todos os ingressos comprados. Isso irá adiantar a sua vida e fará com que você evite filas antes mesmo de começar os passeios. Comece o dia visitando o complexo de museus do país, já que ele é enorme e leva em média três ou quatro horas para conhecê-lo por completo.
Para ter a experiência completa, o ideal seria contratar também um áudio guia. Ter as explicações dos ambientes e também das obras é essencial para entender a grandiosidade e genialidade de praticamente tudo do museu. E quem não fala outra língua pode ficar tranquilo, pois eles oferecem uma versão do áudio em português!
Vá para a Capela Sistina
Ainda falando sobre os museus do Vaticano, mas agora indo para uma de suas partes mais famosas: a Capela Sistina! Conhecer esse lugar sem muita gente é quase uma ilusão. Até porque, a capela é um dos pontos turísticos mais procurados da Itália. Sendo assim, sempre haverá uma multidão de pessoas pelos corredores do local.
Infelizmente, não é possível tirar fotos dos afrescos. Mas, nada te impede de comprar uma lembrancinha mais simples ao final do passeio. Ah, e a dica do áudio guia também vale para a Capela Sistina 🙂
Pausa para o almoço
Depois de uma manhã caminhando pelos museus, nada melhor do que uma pausa para o almoço, certo? Aproveitando que você estará pela região, dê uma passadinha pela Bonci Pizzarium. Eles são conhecidos por fazerem pizzas maravilhosas, e com uma das melhores massas que já provamos.
O preço é por quilo e super justo, por isso não fique com medo de gastar demais. E, como explicamos em um post completo sobre o local, o restaurante fica super próximo do Vaticano – mais ou menos 10 minutinhos de caminhada!
Praça de São Pedro
Assim que voltar do almoço, passeie por alguns minutinhos pela Praça de São Pedro. Além de ser enorme, ela possui mais de 280 colunas e 88 pilastras. Dá para imaginar? Para vocês terem ideia do tamanho, há quem diga que a praça já abrigou até mesmo 300 mil pessoas! E, bem ao centro, ficam o obelisco e duas fontes – uma de Bernini e outra de Maderno.
Basílica de São Pedro
Outro ponto de parada no Vaticano que não pode ficar de fora do seu roteiro é a Basílica de São Pedro. A construção do local começou em 1506, mas apenas em 1615 a obra foi concluída. Quem gosta de arte, por exemplo, irá se apaixonar pelas pinturas e esculturas de Michelangelo e Bernini.
OBS: como falamos no início do post, para visitar a maioria dos lugares do Vaticano é preciso se vestir de acordo com as “regras” deles. Por esse motivo, vá preparado! E não estranhe o esquema de segurança – eles fazem o máximo para evitar possíveis ataques terroristas.
Cúpula da Basílica de São Pedro
Continuando na Basílica de São Pedro, não deixe de visitar a cúpula do local. Por mais que no final de tarde ela fique mais lotada, a vista do pôr-do-sol é de tirar o fôlego. Não deixe de ir preparado para subir todos os degraus até o topo, um desembolsar uma graninha a mais para fazer parte do trajeto com o elevador.
Aproveitando o fim do dia
Depois de tanto tempo caminhando e visitando museus, curta o final do dia tomando um vinho no restaurante Makasar – ou no Passaguai. Os dois lugares são super aconchegantes e perfeitos para quem gostam de um bom vinho.
***
Se você já foi ao Vaticano e tem outras dicas para compartilhar, não deixe de comentar aqui!