As 5 principais galerias de arte de São Petersburgo
Arte nem sempre é algo que faz sentido para nós. Muitas vezes visito um museu ou uma galeria e não entendo muito bem qual foi a proposta do artista. No entanto, essa é a graça, né? Adoro ter minhas próprias ideias e interpretações vendo uma obra e também o divertimento de tentar entender o que ela significa.
São Petersburgo é conhecida como a capital cultural da Rússia, então já dá para imaginar que não faltam museus e galerias de arte por lá, né? O Hermitage, por exemplo, é considerado um dos principais museus do mundo e abriga mais de 3 milhões de obras! Além desses locais mais tradicionais, a cidade conta com galerias de arte moderna super autênticas. Vou compartilhar com vocês quais são as melhores 🙂
Marina Gisich Gallery
Fundada em 2000 por Marina Gisich, a galeria foi um dos primeiros espaços de São Petersburgo dedicados à arte contemporânea. A galeria promove diversos eventos tanto na Rússia como também em outros países, sempre em busca de dar espaço tanto para artistas já renomados como também para a geração mais jovem.
Quem curte arte moderna e tem interesse em conhecer mais sobre os artistas russos não pode deixar de dar uma passadinha pela Marina Gisich Gallery. Você encontrará desde obras mais tradicionais feitas com tinta, como também esculturas e fotografias diferentes.
Anna Nova Art Gallery
A Anna Nova Art Gallery é um dos espaços mais ativos no mercado de arte contemporânea da cidade, com foco principalmente em artes visuais e obras multimídia. O acervo tem tanto artistas russos como também internacionais, e a maioria deles possui propostas diferentes para as exposições.
Como a galeria busca sempre inovar, eles também contam com artistas de performance, vídeo-arte e quadros em formatos não tradicionais. As exposições mudam regularmente, por isso é interessante você dar uma olhadinha no site da galeria para saber o que estará sendo apresentado quando você for!
Erarta Museum
Não é muito bem uma galeria de arte e sim um museu, mas o Erarta não poderia ficar de fora da lista. Eles contam com a maior coleção privada de arte contemporânea da Rússia, com uma variedade enorme de obras. Assim como na maioria dos museus desse estilo, eles apresentam pinturas, esculturas e também fotografias.
São mais de 2 mil obras e 250 artistas diferentes, todos da Rússia. Ah, assim como a Anna Nova Art Gallery, eles também possuem instalações multimídia, que são bem interativas e intrigantes. Ou seja, tem arte para todos os gostos!
ROSPHOTO
Quem é amante de fotografia vai amar ir na ROSPHOTO. A cada ano eles realizam pelo menos 50 exposições e elas vão muito além das tradicionais fotografias. A seleção de obras é super variada, por isso você também verá instalações de vídeo, de animação e de cinema experimental.
As exposições misturam artistas locais com outros internacionais, o que faz com que a arte exposta seja ainda mais diversificada. Para você ter uma ideia da importância desse espaço em São Petersburgo, alguns dos parceiros dele são o Goethe Institute e o Musee d’Orsay.
ARTMUZA
O ArtMuza funciona como um cluster criativo, no qual diversos artistas se reúnem para compartilhar suas inovações e obras. O espaço hospeda não só exposições de arte como também estúdios de design e boutiques de moda.
Como ele incentiva qualquer tipo de arte criativa, as instalações são muito variadas. Eles promovem até mesmo eventos de teatro e clubes de música. É uma ótima forma de conhecer um novo formato de galeria e aproveitar os eventos culturais de São Petersburgo!
***
Tem muita coisa boa para se fazer por lá, né? Como a cidade é cheia de pontos históricos, passeios culturais não vão faltar no seu roteiro. Caso queira ver outros lugares incríveis para visitar por lá, é só ler esse post 😉