As lojas mais Incríveis de Moscou | Rússia
O Dia da Vitória é um dos feriados mais aguardados e comemorados na Rússia e não é que eu e o Paulo estávamos justamente em Moscou nessa data? Esse foi o dia em que o Exército Vermelho soviético derrotou os Nazistas alemães e por isso essa é uma ocasião superespecial no país.
É claro que nós não perderíamos esse oportunidade única e fomos pra perto da Praça Vermelha acompanhar as comemorações!
Por conta do feriado, muitos restaurantes e cafés estavam fechados na cidade. Mesmo assim, a gente conseguiu tomar café da manhã em um lugar bem legal: o Moloko. O Paulo pediu um french coffee com licor de laranja e creme + smoothie com várias frutas e vegetais + bacon + suco verde com manjericão! Ele gostou bastante de todos, mas vamos combinar que a mistura não foi muito legal, né?
Eu pedi um pãozinho com ovo e espinafre que estava gostoso, mas nada extraordinário além de ter pouco sal e pimenta :/
Saímos de lá, ainda em clima de comemoração do Dia da Vitória, e decidimos passar em frente a um mural do Kobra inspirado na bailarina russa Maya Plisetskaya. A obra fica na região de Tverskoy, uma das mais famosas de Moscou e vale a pena visitar. Para quem não sabe, Maya foi uma das bailarinas mais famosas do século XX e dançou até os 82 anos – dá pra acreditar?
Depois de cruzar com um grupo Hare Krishna nesse dia que traz a tona tanto o militarismo soviético, decidimos ir para a Passeata dos Imortais que só acontece nessa data. As famílias levam cartazes com fotos dos familiares que lutaram na chamada Grande Guerra pela Pátria que foi a parte da Segunda Guerra Mundial (entre junho 1941 e maio de 1945) da qual a União Soviética participou.
Não é tão simples entrar na Passeata, afinal, cada um dos participantes precisam passar detectores de metal. Uma vez dentro da Passeata, eles oferecem gratuitamente um prato que era servido durante a guerra (um ensopado com trigo e carne), além de água e chá.
O clima por lá não é de tristeza e, sim, de orgulho e patriotismo. É realmente impressionante e, quem tiver a oportunidade de ir para a Rússia nesse período, vale muito a pena estar em Moscou no Dia da Vitória.
É claro que depois de andar bastante, a gente fez aquela paradinha estratégica no Grand Coffeemania. Tenho que ser sincera aqui: a decoração em Art Déco é deslumbrante, mas o atendimento é muito ruim e é muuito caro. Para vocês terem uma ideia, 4 cafés e 1 água deram R$ 100,00.
De lá, nós paramos na Mir Kino, uma loja de discos muito legal! Aqui eles tem bastante coisa da década de 80, principalmente rock russo. Para quem curte encontrar músicas, bandas e artistas diferentes, vale bastante a pena.
Ainda falando de lugares legais para comprar, preciso falar da Natura Siberica, uma loja de cosméticos naturais e incríveis com ingredientes encontrados na região da Sibéria. A marca já é bem conhecida em outros países europeus, como Inglaterra e França, mas vale muito a pena conhecer. Aliás, já tem post de lojas de cosméticos legais para visitar em Moscou aqui no site – é só clicar aqui para acessar 😉
Ainda no assunto compras, não deixe de passar na HHL VK Concept Store, uma das lojas mais legais que fui na Rússia. É uma loja conceito de moda que reúne criações de 69 estilistas de Moscou e St. Petersburgo. As peças têm um bom preço, muita qualidade e possuem um design bem interessante!
O nosso dia terminou da melhor forma possível: em um rooftop, cheio de pessoas incríveis e com uma paisagem surreal do pôr do sol e dos fogos do Dia da Vitória! É claro que se você quiser conferir mais detalhes é só assistir o vlog completinho aqui embaixo!