Lugares da Transiberiana que você precisa conhecer
Com mais de 9000 mil quilômetros de trilhos, a ferrovia transiberiana é uma das rotas mais procuradas por pessoas que querem conhecer a Rússia. Ela atravessa todo o país e tem extensões que passam pela China, Mongólia e Coréia. Já deu para imaginar o tamanho dela, né? Essa é uma ótima opção para quem quer conhecer cidades além de Moscou e São Petersburgo, que são super turísticas.
As paisagens ao longo de toda a rota são incríveis e alguns dos lugares são surreais. Apesar do longo trajeto e da mudança confusa de fuso horário, é o tipo de viagem que vale a pena ser feita. Como a rota tem vários pontos de parada, selecionei os que mais gostei para compartilhar com vocês!
Kazan
Mesmo não sendo muito comum entre turistas, Kazan é uma das cidades mais interessantes da Rússia. A Fortaleza do Kremlin de Kazan é a atração mais conhecida da região, que foi até mesmo classificada como Patrimônio Mundial da UNESCO. Dentro do complexo também ficam uma mesquita e uma cúpula lindas.
Como a copa está cada vez mais próxima, a cidade espera um movimento bem grande de turistas. Ou seja, a região vai estar bem cheia entre junho e julho desse ano. Ah, outra coisa legal sobre o local é a mistura entre construções novas e outras mais antigas. As ruas são ao mesmo tempo inovadoras e históricas.
Ulan Ude
Se você quer conhecer uma parte diferente da Sibéria, não deixe de ir até Ulan Ude. É uma cidade super multicultural e com moradores muito simpáticos e atenciosos. A região tem grande influência asiática, por isso um dos pontos mais visitados por lá é o Ivolginsky Datsan, mesmo ficando a 35 km de distância da cidade. Ele representa o ressurgimento do budismo nessa área da Rússia após o fim da União Soviética.
A beleza excêntrica da Ulan Ude é perfeita para quem quer ter ideia de como são outras regiões próximas da Rússia, como a Mongólia. A cidade é bem pequena, então em um dia você consegue conhecer todas as atrações principais!
Yekaterinburg
Localizada na parte oriental dos Montes Urais, Yekaterinburg tem uma vibe bem tradicional e histórica. Ela é a quarta maior cidade do país, oferecendo aos turistas opções de passeios culturais bem variados. Caso você queira explorar mais a cordilheira de montanhas dos Montes Urais, Yekaterinburg é um ótimo ponto para se hospedar. Ah, várias bandas da Rússia foram muito influenciadas pelos Beatles, por isso a cidade tem até mesmo um pequeno monumento em homenagem a eles.
Novosibirsk
Novosibirsk é a cidade ideal para quem curte museus. Localizada na Sibéria, a região é super desenvolvida e tem a terceira maior população da Rússia. As construções antigas são super charmosas e um dos pontos mais conhecidos por lá é o Opera and Ballet Theatre, uma construção maravilhosa e que chama a atenção de todos da cidade. Em relação aos museus, os temas de cada um deles são bem diferentes uns dos outros. Dois dos mais interessantes são o Novosibirsk Museum, que expõe objetos históricos, e o Novosibirsk State Art Museum, com arte russa e da Europa Ocidental.
Irkutsk
Mesmo não sendo uma região muito movimentada e com lojas famosas, Irkutsk é um dos destinos mais procurados pelos turistas que fazem a rota transiberiana. Quem conhece a cidade se apaixona pela arquitetura antiga e pela paisagem maravilhosa formada pelo encontro dos rios Angara e Irkuta.
Para os apaixonados por arquitetura, existe um museu chamado Taltsy específico sobre as construções tradicionais da Sibéria. Dentro dele existem várias casinhas de madeira que são uma graça. Apesar de poucas pessoas por lá falarem inglês, eles são super prestativos e tentam te ajudar caso você precise!
Lago Baikal
Esse talvez seja o lugar mais incrível da lista! O Lago Baikal é o mais profundo da Terra, com aproximadamente 1680 metros. É até difícil de imaginar um lago tão grande como esse, né? Quando o ele fica congelado, a paisagem se torna ainda mais linda.. Não importa a estação, o azul do cenário é surreal. As duas melhores cidades para você usar como ponto de parada são Irkutsk e Ulan Ude, então não deixe de aproveitar para conhecer esse local maravilhoso quando estiver por lá.
***
Como vocês devem ter percebido, cada tem a sua peculiaridade, né? As paisagens são surpreendentes e eu estou cada vez mais ansiosa para conhecer a Rússia. Se vocês conhecem outras cidades da transiberiana que também merecem uma visita não deixem de comentar por aqui 😉