Os melhores restaurantes de Moscou
Nunca canso de experimentar novas comidas e procurar por restaurantes diferentes toda vez que viajo. Eu e o Paulo sempre aproveitamos para conhecer um pouco da culinária local. Também amamos comer em lugares com influências internacionais, mostrando a diversidade de ingredientes dentro da cozinha.
Como logo iremos para Rússia, nossas pesquisas estão focadas nisso. Já contei para vocês os melhores restaurantes de São Petersburgo, tanto os comuns quanto os vegetarianos, e agora chegou a vez de Moscou! A cidade tem restaurantes incríveis, não só pela comida como também pelo ambiente, por isso estou tão animada para viajar para lá.
Fahrenheit
O chef Anton Kovalkov está sempre dedicado a buscar novas inspirações e produzir pratos que agradem a todos os gostos. Veganos, por exemplo, também tem um espacinho reservado no Fahrenheit. O menu tem pratos bem variados, desde saladas, sopas, massas e outros pratos principais.
O ambiente é uma mistura de vintage com toques mais modernos que deixam o local muito lindo. Ah, o chef usa muitos produtos sazonais e locais, por isso é uma ótima oportunidade para você conhecer um pouco dos ingredientes da região. Um dos pratos veganos é o falafel de quinoa e, para os que comem carne, o cordeiro acompanhado com tomate fresco, berinjela assada, grão de bico e queijo cottage é uma ótima opção.
White Rabbit
O White Rabbit é considerado por muitas pessoas um dos melhores restaurantes de Moscou, tanto por causa do ambiente como também pelos pratos. Quem entra no local já fica encantado com a vista maravilhosa que ele tem da cidade, por isso tente ir para lá durante o dia para apreciar a paisagem.
O chef Vladimir Mukhin mistura tendências do mundo da gastronomia com produtos locais e dessa fusão surgem pratos incríveis. Caso fique com vontade de experimentar mais de um deles, você pode optar pelo menu degustação, assim conhece um pouco mais da casa sem comer demais. Dentre os pratos desse menu escolhido pelo chef estão o caviar de ouriço do mar e pato com quincã e café. Bem ousado, né?
Café Pushkin
Comer no Café Pushkin é como estar dentro de um filme de época, juro! Ele existe desde 1999 e toda sua decoração recria uma mansão do século XIX. É o paraíso para quem gosta de antiguidades e móveis clássicos e elegantes. O restaurante tem 3 andares e cada um deles possui um tema diferente: a farmácia, a biblioteca e a sala de lareira.
Outra coisa bem legal é em relação ao cardápio. Eles tem um menu especial para os diferentes pisos. Ou seja, opção de comida é o que não falta! Os dumplings estão entre os mais pedidos e os recheios variam bastante. Você pode escolher um dumpling recheado de salmão como também por um de cogumelo. Esse lugar é perfeito para quem quer conhecer algo totalmente diferente do que estamos acostumados!
LavkaLavka
Outro restaurante com um cardápio cheio de comida russa, mas com uma pegada mais diferente. O LavkaLavka trabalha com todos os ingredientes orgânicos, até mesmo as carnes vem de pequenos produtores. Além de valorizarem ingredientes fresquinhos, também ajudam muito agricultores individuais, então é um lugar muito interessante para se conhecer.
Infelizmente eles não possuem quase nenhuma opção vegetariana. No entanto, quem come carne irá sair de lá mais do que satisfeito. Um dos pratos mais recomendados é o pato assado em fogo tradicional russo servido com creme azedo defumado, repolho em conserva e cogumelos.
Selfie
O Selfie é um projeto a parte dos donos do White Rabbit, então já podemos esperar coisas boas desse lugar, né? Os ingredientes são quase todos locais e de diferentes regiões da Rússia. O porco kursk, as trufas da Crimeia e os aspargos de Tver são alguns deles.
No menu não há nada especificamente vegetariano, mas uma boa opção nesse caso, além dos vegetais, é o risoto de cogumelo porcini. Em relação aos outros pratos, a variedade é enorme e eles vendem tanto carne vermelha como também peixes e frutos do mar. Para quem quiser experimentar o preparo dos russos com alimentos vindos do mar, o ravioli com caranguejo e camarão é perfeito 🙂
Odessa-Mama
Bem diferente dos outros restaurantes dessa lista, o Odessa-Mama é uma mistura de várias culinárias. Entre elas estão a grega, balcânica e até mesmo ucraniana. Um dos pratos mais pedidos por lá, que é conhecido tanto na culinária russa como também ucraniana, é o borsch.
Ah, eles também vendem várias opções de dumplings, de pierogi, além dos inúmeros pratos principais com peixe e carne. O ambiente do restaurante é uma graça. Eles tem um estilo mais rústico e simples na decoração. Algumas partes do local são cheias de plantinhas que combinam super bem com as paredes de tijolinhos.
Bjorn
Uma das coisas mais incríveis do Bjorn é a decoração do local. As paredes são todas cobertas por tijolinhos brancos ou levemente acinzentados e os móveis de madeira bem clara. Essa atmosfera clean e ao mesmo tempo mais rústica se reflete nos pratos, que são basicamente todos inspirados na cozinha escandinava.
Se você já teve vontade de provar comida dinamarquesa, essa é uma ótima oportunidade. Os ingredientes principais dos pratos deles são carne de veado, salmão, arenque e bacalhau! Para quem gosta de opções mais leves recomendo o peixe com espinafre, batata e molho de cogumelos!
***
Tem muitas opções diferentes por Moscou, né? Lugares incríveis com ingredientes típicos da Rússia não faltam, assim como opções mais diversificadas inspiradas na cozinha internacional! Esses restaurantes são ideais para quem quer ter experiências bem variadas e saborosas. Comentem por aqui se vocês conhecem algum outro lugar imperdível por lá 😉