Dumpling: o bolinho que você precisa provar na Ásia
Se você procurar por dumplings na internet, vai achar uma das primeiras influências do que conhecemos aqui, hoje, como pastel! Essa comida tradicional asiática é muito curiosa e acaba se tornando uma refeição obrigatória para quem visita qualquer país da Ásia.
É muito frequente nas festas e celebrações, principalmente durante o Ano Novo Chinês, porém existem diversos restaurantes que sempre servem essa maravilha independente da ocasião. Ficou curioso para saber mais? Então conheça um pouco dos dumplings asiáticos e nossa experiência enquanto estávamos em Taiwan.
O QUE É
Os dumplings são bolinhas muito tradicionais da China feitos de uma massa totalmente única e frágil. A base dessas delícias costuma ser feita de farinha ou batata e o recheio pode ser de praticamente tudo que imaginar. O preparo é muito delicado e as dobras da massa é o que faz com que o dumpling seja tão especial.
As maneiras de fazer o alimento são diversas, mas no geral são pasteizinhos cozidos, fritos ou assados, que podem ser de carne, peixe, vegetais e até mesmo na versão doce ?
Existem diferentes tipos como o Bao e o Dim Sum, que possuem distinções entre si em relação ao preparo, porém não que deixam de ser dumplings. Em Taiwan, provamos o Xiao Long Bao, um outro tipo que integra a categoria de “Soup Dumplings” e tem a proposta de encapsular sopa. Isso mesmo, a ideia de rechear o bolinho com uma sopinha é para causar um efeito de explosão na boca e misturar os sabores em uma deliciosa combinação de massa e sopa.
HISTÓRIA
A origem dos dumplings pode ser um pouco misteriosa, sendo que existem diversas lendas para essa forma de fazer pastéis. Uma das teorias é que essa receita foi criada pelo chef de um imperador chinês, baseado em seu desejo de compilar as diversas comidas de seu império. O cozinheiro juntou a ideia de alguns pratos e preparou uma espécie de menu-degustação, recheando pequenas trouxinhas de uma massa fina com um pouquinho de cada prato selecionado.
E essa é uma ótima forma de definir os dumplings, afinal, eles podem ser feitos de diversas formas e de qualquer sabor. E a experiência de degustar essas maravilhas é realmente única, os bolinhos parecem ter sido feitos com a maior calma e dedicação do mundo para que ficasse o mais delicado possível.
Outra teoria que é muito inusitada é que a receita foi inspirada em um médico que usava a massa como um “saquinho” para colocar ervas medicinais e carnes para curar enfermidades dos pacientes. Depois de um tempo, perceberam que essa mistura seria um ótimo alimento. Qual será que é a mais provável?
NOSSA EXPERIÊNCIA
Em nossa viagem para a Rússia, eu e o Paulo já tínhamos provado um tipo de dumpling, e em Taiwan resolvemos ir em um lugar super especial para experimentar a versão deles. O Din Tai Fung é uma rede de restaurantes, com mais de 100 unidades, que foi considerado um dos 10 melhores do mundo segundo o New York Times. Eles inclusive ganharam uma estrela Michelin, e esse prêmio tão importante veio pelos famosos “soup dumplings” que servem no restaurante. Infelizmente não pude provar essa versão famosa por que a sopa é feita com carne, mas existem diversas opções com vegetais caso você tenha essa restrição como eu 🙂
Não fomos na unidade original e sim na localizada no 101 Taipei, um dos maiores prédios do país. O local tem um atendimento muito bom e eles até mesmo te ensinam como comer a sopa. Por mais que seja divertido estourar a bolinha na boca, o caldo pode estar muito quente e te causar queimaduras. Por isso, a maneira recomendada é colocar o Xiao Long Bao na colher e abrir a massa para sair o vapor quente e esfriar a sopa. Tome muito cuidado com essa parte!
Por lá, o Paulo comeu o de carne de porco com trufas e ele ficou simplesmente apaixonado pela combinação, até porque, sopa é o prato preferido dele.
E se você acha que parou por aí, ainda saboreamos uma sobremesa no Din Tai Fung, que não poderia ser outra coisa além de: dumpling de chocolate. A mistura da massa delicada com chocolate meio amargo foi para fechar com chave de ouro nossa passagem pelo restaurante. Quem for para Taiwan não pode deixar o restaurante de fora do roteiro!
***
Ficou curioso para saber mais sobre esses dumplings? Confere nosso vlog experimentando em Taiwan: