Turismo Gastronômico: dicas e ideias para sair do lugar comum
De qual desses grupos vocês fazem parte: aqueles que fazem uma checklist com os melhores restaurantes do destino ou os que preferem economizar e comer nos restaurantes mais baratos possíveis?
Não importa qual tenha sido a resposta, já vou adiantando que os dois estão errados! Até porque, qual é a graça de conhecer um lugar diferente e focar em apenas um dos aspectos da culinária local? Para mais ninguém cometer esse tipo de falha no planejamento do roteiro, aqui vão algumas dicas para o turismo gastronômico perfeito 😉
Restaurantes de bairro
Uma das formas mais tradicionais de conhecer a culinária de um país ou cidade diferente é indo em um restaurante bem local. Costumo definir essa categoria de lugar como aquele tipo de cantinho frequentado praticamente apenas por moradores da região.
Descobrir o nome desses restaurantes na internet nem sempre é fácil. Sendo assim, deixe a vergonha de lado e pergunte sobre o assunto para as pessoas ao seu redor. Elas podem desde funcionárias do hotel/hostel até guias turísticos. O que importa é ir atrás da informação!
Feirinhas
Nada melhor do que ir em feirinhas de rua para provar porções das comidas mais tradicionais do lugar. Na Suíça, por exemplo, fomos em um festival de street food e provamos o famoso sorvete de rolo e a clássica raclette.
Alguns lugares podem não ter feirinhas, mas contam com mercados que seguem essa mesma linha. Quem visitar Paris, por exemplo, não pode deixar de fora do roteiro o Marché Des Enfants Rouges. Ele é o mercado coberto mais antigo do país e é repleto de barraquinhas de comida.
Comida de rua
Deveria ser pecado ir para um destino diferente sem provar pelo menos uma comida de rua! Além de ir em feirinhas, visite pelo menos um comércio local que venda uma street food bem famosa, sabe? No caso de Nova York, o hot dog é quase como uma atração turística.
Já na Rússia, encontramos um food truck que vendia blini – uma panqueca russa super tradicional. Nós adoramos o sabor e ficamos até mesmo com vontade de repetir! É esse o tipo de experiência que todos deveriam ter – a oportunidade de se surpreender com um prato simples e barato!
Restaurantes sofisticados
Quando falamos de turismo gastronômico, a maioria das pessoas costuma pensar em restaurantes caríssimos e menus degustação. Porém, essa é apenas uma parte desse tipo de viagem. Se vocês não pretendem gastar muito com alimentação durante a viagem, escolha pelo menos um bom restaurante para conhecer.
O ideal é procurar por aquele lugar mais bem avaliado e que faz sucesso com praticamente todas as pessoas. Assim, vocês poderão ter uma opinião própria e, com sorte, uma refeição dos sonhos.
Saia da Zona de Conforto
Todas as dicas acima só irão funcionar bem se vocês saírem da zona de conforto. Entendo que muitas vezes isso acaba sendo difícil, principalmente para vegetarianos e veganos. No entanto, não devemos privar o nosso paladar de novas texturas e sabores. Por mais estranha que a comida pareça, dê uma chance a ela 😉
Algo que eu e o Paulo costumamos fazer é ir no mercado e comprar alguns produtos que nunca vimos na vida. A hora de provar esses alimentos acaba sendo bem divertida!
***
Preparados para fazer uma viagem inesquecível e conhecer um pouco da cultura local por meio da comida? Confesso que essa é uma das coisas que eu mais amo sempre que viajo para uma cidade ou país diferente!