Viagem tropical: itens que você não pode deixar de levar na sua mala
Pretende viajar nas férias de julho para um destino tropical ou com muito sol? Por que não se planejar com antecedência e já levar de casa alguns itens que vão facilitar a sua viagem?
Foto – Paulo Cuenca (@nocedanielle)
Posso não ser uma expert em viagens, mas se tem uma coisa que eu aprendi nos últimos anos foi a montar malas mais funcionais. É claro que cada destino possui as suas peculiaridades, mas tenho certeza que algumas peças e produtos básicos vão te ajudar no checklist “tropical” 😉
Protetor solar
Foto – Loren Ridinger
Vale protetor para o corpo, rosto e boca! Apesar de ser um produto relativamente fácil de encontrar em farmácias e supermercados, prefiro já levar de casa, sabia? Além do preço ser hiperinflacionado em praias mais distantes, por exemplo, gosto muito dos produtinhos dois em um – principalmente para o rosto.
A proteção pode estar na minha base ou no hidratante facial que uso diariamente. Além disso, gosto bastante de levar um protetor mais sequinho e com fator solar mais intenso se vou passar o dia na praia. O Anthelios da La Roche Posay e o Capital Soleil Toque Seco da Vichy são ótimos e ambos possuem opções com cor!
Eu sei que muita gente, assim como eu, já colocou o protetor facial na rotina diária, mas é muito importante não esquecer do corpo. Até mesmo para quem vai para cidades e não para praia precisa passar o produto. Na Europa, por exemplo, você vai precisar de uma camada generosa nos ombros se estiver de regata, viu? E sempre leve o protetor na bolsa para repassar!
Roupas e acessórios para se proteger
Foto – Julia Engel
Não deixe de levar pelo menos um chapéu (ou boné) e óculos de sol. Eu também gosto de ir com um lenço na bolsa para colocar nos ombros e não queimá-los ainda mais ou para me proteger do ar condicionado – nos Estados Unidos o ar costuma ser muito forte, viu?
Caso a sua viagem seja mais focada em aventura, vale a pena investir em peças com proteção UV. Quando eu e o Paulo fomos para Carretera Austral eu não me atentei a esse detalhe, mas vocês lembram que eu falei que por lá tem um buraco na camada de ozônio? Então, ao invés de fazer como eu e ir com roupas super leves e curtas, opte por blusas e calças com proteção.
Eu sei que esses itens são caros, mas em uma viagem como essa, que você sabe que o sol vai estar a pino e que não tem como ficar andando com chapéus enormes, vale a pena optar por esse tipo de peça.
Repelente
Foto – Hometalk
A gente sabe que aqui no Brasil existem alguns lugares que LOTADOS de mosquitos e borrachudos – alô, Ilhabela! Na viagem para Amazônia nós também voltamos com muitas picadas para casa, principalmente depois de trilhas no meio da floresta.
Além dos repelentes corporais serem essenciais, se você for ficar em pousadas ou casas alugadas não deixe de levar repelentes para tomada ou, se preferir, até velas de citronela.
Capa de chuva / Guarda Chuva
Foto – Purifiant (Tumblr)
Sei que todo mundo odeia ficar carregando guarda-chuvas enormes para cima e para baixo, mas em viagens tropicais acho que vale a pena andar como uma capa de chuvas na bolsa ou no carro.
Apesar do clima estar quente, não é muito legal ficar se molhando o tempo todo – e muito menos legal perder um dia de passeio por causa da chuva, né? Leve uma capa fininha na bolsa/mochila, tenho certeza que não irá se arrepender!
Roupas de banho e peças leves
Foto – Paulo Cuenca (@nocedanielle)
Por mais que você não planeje ir para praia é sempre bom ter roupas de banho na mala. Parece meio óbvio, mas às vezes a gente pensa que vai só curtir a cidade e esquece de levar aquele biquíni, né?
Além disso, as regatas e shorts (soltinhos) são muito importantes para aqueles dias superquentes. Os modelos em dryfit são excelentes opções para quem estiver fazendo um mochilão, porque além de secarem rapidamente e serem superleves, eles não amassam 😉
Calçados abertos e confortáveis
Foto – Love is Colorful
Gente, apesar de amar um belo par de tênis, para essas viagens tente levar apenas um modelo, tá? Tudo bem, se o seu destino tiver muitas trilhas, um calçado esportivo também vale a pena. De resto? Sandálias, rasteirinhas, chinelos… Tudo que é aberto funciona!
É claro que alguns outros itens são indispensáveis em qualquer viagem (como já contei nesse post). Vocês tem mais alguma dica? Conte aqui nos comentários, afinal, quanto mais informação, melhor!