Viajando só com a mala de mão
Como muita gente já sabe, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou no final do ano passado o fim da franquia de bagagem. Mas o que é isso? Agora, as malas que são despachadas em viagens nacionais e internacionais não estão inclusas no valor da passagem.
Apesar da medida “polêmica”, nós podemos sim aproveitar a redução no preço da passagem e viajar apenas com uma mala de mão. Para quem vai passar um fim de semana fora ou vai fazer um bate e volta, a mudança foi muito vantajosa. Além disso, em vários lugares do mundo essa taxa já é paga a parte, o que abre espaço para companhias aéreas de baixo custo – as famosas low cost 😉
Foto – Post completo
Para quem também está buscando alternativas para economizar em viagens, vale a pena saber montar uma mala de mão funcional. Quer saber como? Aqui vão algumas dicas:
Certifique-se do peso e das medidas permitidas
Fotos – Mercado Livre
Cada companhia aérea possui as suas próprias regulamentações e é muito importante saber quais são elas antes de montar a mala. A grande maioria das companhias permite uma bagagem de mão de até 10 kg dentro da cabine + um item pessoal – esse último seria uma bolsa, pasta com notebook, mochila pequena…
Para não ter probleminhas na hora do check-in é bom pesar a mala antes de ir para o aeroporto, viu? Hoje existem balanças digitais portáteis que facilitam a pesagem – aliás, esse é um ótimo item para levar em qualquer viagem, pois é leve e ajuda a evitar perrengues.
Já as medidas permitidas variam bastante, mas na média as dimensões são 55 cm x 35 cm x 25 cm. Vale ressaltar que é necessário conferir as informações no site da companhia em que você vai viajar.
Cuidado com os líquidos
Foto – @cosi_home (comprar)
Nenhum potinho pode ultrapassar 100 mililitros e todos os líquidos devem estar juntos em um saquinho transparente com capacidade máxima de 1 litro. Por isso esqueça os frascos gigantes de perfume, os potes tradicionais dos seus cremes, shampoos… Procure potinhos menores e transfira o produto para evitar problemas na hora de viajar ou já compre as clássicas miniaturas ?
Foto – Decora Casas (Flávia Ferrari)
Outra boa dica para evitar que o produto vaze é colocar um plástico filme por baixo da tampa (como na foto). Ninguém merece desperdiçar produto!
Somente o necessário
Foto – Blick Wick Tumblr
Além dos documentos, tem alguns outros itens, como remédios, que são essenciais em qualquer viagem. No entanto, nesse caso, menos é mais! Faça escolhas inteligentes e deixe para trás todo aquele “a mais”, sabe? Você não precisa de um secador ou de uma escova gigante para viver…
Aposte sem medo nos produtos em miniatura e acessórios pequenos (como uma escova de cabelo portátil).
Mala funcional
Foto – Melek Lifestyle
Uma mala prática é essencial em quase toda viagem, não é mesmo? Para quem tem um espaço reduzido isso é ainda mais importante. A primeira coisa é ir usando no avião as suas peças mais pesadas; principalmente quando falamos de calçados. Leve o casacão na mão (ou na mochila) e já calce a bota ou o tênis mais pesadão que estiver levando.
Uma outra coisa necessária nessa hora é investir em peças de tecidos mais leves e que não amassem com tanta facilidade para fazer os clássicos “rolinhos” e guardar mais itens na mala.
Além disso, definir uma paleta de cor para toda a mala vai facilitar demais a sua vida no destino final, pois todas as peças vão funcionar juntas. Mais uma dica importante: leve mais partes de cima do que de baixo e sempre prefira duas peças do que uma peça única – uma saia e uma blusa rendem mais looks do que um vestido, por exemplo.